[GTER] LGPD

Luiz Fernando Mizael Meier lfmmeier at gmail.com
Tue Dec 22 21:48:12 -03 2020

Pessoal,

Primeiramente, obrigado pelo retorno.

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9296.htm

Há também várias apresentações no GTER e GTS ao longo dos anos comentando
esse ponto.

- Com certeza verificarei. Obrigado.

 Não é só filtragem baseado no SNI; inclui hostname, IP e resolução DNS.
Tentou resolver pornhub.com ? Vai para a página do castigo.
- Como eu disse, para casos mais simples e triviais (como o do seu
exemplo), atende. Tanto usando filtragem url quanto filtragem DNS, levando
em conta percalços levantados pelo Douglas.

  Querer é uma coisa, ser legal é outra.
- A vida não é fácil pra ninguém. De modo geral, vemos que a legislação não
tem acompanhado as demandas técnicas. O que nos cabe nesse latifúndio é
tentar conseguir trabalhar da melhor forma dentro do possível. :)

  Se a pessoa pode instalar o que quiser, já há infinitos furos.
- Essa é uma abordagem bastante simplista. O cara pode ter conseguido uma
versão portátil ("teu firewall não pegou ele baixando da internet?") ou ter
trazido num pendrive ("mas o DLP, ou antivírus, não pegou?"). E, se ele
conseguiu entrar e depois usar e você não pegou (por exemplo, por não usar
inspeção SSL): "mas o firewall não viu isso?". Quando se trata de fazer o
errado, já aprendi a nunca subestimar o usuário.

  O proxy explícito é justamente o que permite você negar solicitações
específicas (exemplo: CONNECT para o IP do pornhub).
Segurança eficaz é com proxy explícito, o resto sempre vai ter buraco.
- Estudarei isso.