[GTER] IPv6 Tp-link 820n

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Tue Oct 1 12:20:13 -03 2019

Olá senhor Lista

Este ponto que você levantou é interessante e acaba sendo muito feito
por desconhecimento de quem faz e pelo costume de funcionar (apesar do
double NAT) no caso do IPv4. Em IPv6 isso é errado e quaisquer outros
roteadores com o propósito de estender o sinal do Wifi atrás daquele que
recebe o IPv6-WAN + IPv6-PD do ISP deve ser usado em bridge com o DHCP
Server desabilitado (ou seja, como um Access Point). A melhor maneira de
lidar com este problema é essa. Infelizmente isso vai dificultar para o
usuário doméstico leigo desabilitar o DHCP Server do roteador secundário
e transformá-lo em um Acess Point que passa apenas Layer 2. Se de alguma
forma com um .PDF com o passo a passo ou outra forma for possível
orientá-lo vale a pena fazer assim.

Outra solução para este problema seria que os roteadores secundários
suportassem NDP Proxy na Interface WAN e LAN, assim o prefixo recebido
por eles na interface WAN é o mesmo que é usado na LAN. Isso é bastante
é útil também para quando você recebe aquele roteador/ONU todo travado
do ISP que sequer te permite mudar de modo Roteador para Bridge.
Infelizmente este modo de configuração não existe na maioria dos
firmware de fabricantes. Existe no entanto no OpenWrt e é relativamente
fácil de fazer, porém requer acessar a linha de comando do roteador para
adicionar uma linha no /etc/config/dhcp que não é possível ainda
adicionar pelo LuCI.

Fernando Frediani