[GTER] Gerenciar switch fora da vlan1

Flávio Silveira fggs at terra.com.br
Sat Nov 16 03:03:21 -03 2019

On 16/11/2019 01:19, Shine wrote:
> Flavio,
>
> O que acontece é que mesmo que vc configure uma porta como trunk, ela pode
> enviar BPDUs untagged na interface, assim como tráfego. E normalmente o
> tráfego untagged é na VLAN 1, o que chamamos de "native VLAN". Por isso que
> sugeri configurar todas as interfaces como "admit tag only". Mas não sei
> ate onde isso vai ser efetivo, como disse não conheço o Dell, e é só mesmo
> debugando pra ver como é.
>
> Uma porta sem dispositivo não gera loop, mesmo estando configurada como
> [...]

Entendi Shine, eu tenho um EdgeRouter X que pode ser configurado como
switch, estou pensando em configurá-lo para substituir o Dell
temporariamente, assim posso testar vários cenários.

Concordo plenamente sobre complicar desnecessariamente a arquitetura, eu
gostaria mesmo era de pegar um outro switch, mas não vi muitas opções
usadas, com gerenciamento e gigabit, por um bom preço.