[GTER] Gerenciar switch fora da vlan1

Shine eshine at gmail.com
Sat Nov 16 01:19:34 -03 2019

Flavio,

O que acontece é que mesmo que vc configure uma porta como trunk, ela pode
enviar BPDUs untagged na interface, assim como tráfego. E normalmente o
tráfego untagged é na VLAN 1, o que chamamos de "native VLAN". Por isso que
sugeri configurar todas as interfaces como "admit tag only". Mas não sei
ate onde isso vai ser efetivo, como disse não conheço o Dell, e é só mesmo
debugando pra ver como é.

Uma porta sem dispositivo não gera loop, mesmo estando configurada como
VLAN 1. Mas é recomendável mudar a configuração para o caso de uma conexão
acidental.

Existem outras saídas, mas eu prefiro sempre ir pelo mais simples, por
questões de operação. Colocar VLAN 1 no trunk e sair roteando por fora é
complicar desnecessariamente a arquitetura, na minha opinião.