[GTER] Gerenciar switch fora da vlan1

Flávio Silveira fggs at terra.com.br
Fri Nov 15 19:21:50 -03 2019

On 15/11/2019 11:44, Shine wrote:
> Flavio,
>
> Interligar portas em um switch muitas vezes não é possível.
> Quando você liga a VLAN 13 na VLAN 1 em um mesmo switch, estamos na verdade
> fazendo uma interligação nessas VLANs. E se houver outra interligação entre
> essas VLANs aí criamos um loop, um anel. Os switches possuem spanning tree
> para proteger possíveis loops, mas muitas vezes a combinação de
> configuração, tipos de spanning tree e construção da árvore do spanning
> tree não conseguem fazer o corte.
> É difícil precisar o que acontece no seu caso, mas possivelmente é um loop
> [...]

Boa noite Shine, muito obrigado pela sua explicação detalhada.

   Me ocorreu aqui que algumas outras portas estão com vlan1
configurada, mas acho que sem cabos conectados nelas, isso poderia
causar essa "confusão" no switch, mesmo sem dispositivos ligados nelas?

   O que me sugeriram também foi colocar a vlan1 no meu trunk e rotear.
Argumentei que não me sentia seguro tendo a vlan1 no trunk e me
responderam dizendo que um loop entre as portas, mesmo em vlans
diferentes, seria a mesma coisa.

   Obrigado mais uma vez!

Atenciosamente,
   Flávio Silveira