[GTER] Gerenciar switch fora da vlan1

Shine eshine at gmail.com
Fri Nov 15 11:44:06 -03 2019

Flavio,

Interligar portas em um switch muitas vezes não é possível.
Quando você liga a VLAN 13 na VLAN 1 em um mesmo switch, estamos na verdade
fazendo uma interligação nessas VLANs. E se houver outra interligação entre
essas VLANs aí criamos um loop, um anel. Os switches possuem spanning tree
para proteger possíveis loops, mas muitas vezes a combinação de
configuração, tipos de spanning tree e construção da árvore do spanning
tree não conseguem fazer o corte.
É difícil precisar o que acontece no seu caso, mas possivelmente é um loop
L2, onde você deve conseguir restabelecer a conexão removendo o cabo das
portas 13-15.
Dependendo das possibilidades de configuração do switch talvez não seja
possível mesmo solucionar o problema em L2. O caminho que acho mais curto e
fácil seria ligar a porta 13 e 15 através de um dispositivo L3: roteador,
firewall, etc.
Talvez se isolar somente a VLAN 1 na porta 15, configurando todas as portas
trunk em "admit tag only" e não usando VLAN 1 em nenhuma outra porta possa
dar certo. Mas não conheço o Dell, eu só estou fazendo uma tentativa
baseado no está no manual.