[GTER] Gerenciar switch fora da vlan1

Flávio Silveira fggs at terra.com.br
Fri Nov 15 05:12:15 -03 2019

Bom dia,

   Gostaria de tirar uma dúvida técnica com vocês que são mais
experientes nesse assunto.

   Possuo um switch Dell PowerConnect 2716 que não tem opção de mudar a
vlan de gerenciamento, ele só fica na vlan1.

   Conversando com algumas pessoas, me disseram que conceitualmente
bastaria configurar uma porta na vlan que eu uso para gerenciamento e
ligar um cabo entre essa porta e uma porta na vlan1. Isso seria um
loopback, correto?

   Nesse switch tenho um trunk com as vlans 11, 12 e 13, sendo a 13 a
que eu uso para gerenciamento dos dispositivos. Configurei a porta 13 do
switch na vlan13 untagged e a porta 15 na vlan1 untagged, mas ao ligar o
cabo nessas portas, além de não conseguir acessar a interface do switch,
aparentemente cria uma tempestade e todos os dispositivos ligados no
switch perdem acesso a rede. Estou cometendo algum erro? Não deveria
funcionar?

   Em tempo, não sei se é o lugar correto, peço desculpas se não for,
mas se alguém tiver um switch gerenciável de 24 portas gigabit para que
eu possa substituir esse, fico grato, o problema é meu orçamento..

   Grato desde já.

Atenciosamente,
   Flávio Silveira