[GTER] Loss em jogos: Como identificar?

Bruno Ramos brunorscc at gmail.com
Tue May 21 19:35:07 -03 2019


Sorry o textao

Complementando o colega Eduardo, se o 192.168.0.x do Parks estiver na LAN,
então o Parks deve rodar NAT e aí tem que saber se ele aguenta NAT, pq NAT
é algo que costuma pesar na CPU dos CPEs de clientes finais.
Quanto mais conexões, maior a tabela NAT e quando o CPU gargala a rede NAT
toda sente.
Quando ela percebe o problema de perda de pacote no CS-GO, a rede toda dela
percebe o problema? (Ex: celular, transferencias de arquivos, etc?)

Uma outra dica legal é fazer os testes de perda de pacote (ping,
traceroute, etc) com os pacotes tendo o tamanho igual o tamanho da MTU (ex:
1500 bytes), pois um pacote maior tem matematicamente mais chance de sofrer
perda.
Isto ajuda a por exemplo 'simular' melhor uma transferência de arquivo, pq
a transferencia de arquivo usa os 1500 bytes e não somente 64 bytes
(padrões do ping e traceroute).
Já peguei link de longa distância com baixa perda de pacote em testes de
ping no tamanho default e dps ver o link apresentar alta perda com pacotes
de 1500 bytes.
Porém nesse caso é possível que ela sempre percebesse uma lentidão geral no
acesso à internet, mas ainda assim não custa nada o teste.

Tu fez teste de ping com tamanho maior que o default (64 bytes)?

Senão, via linux roda:
ping <destino> -s 1472

Obs1: Se no comando de ping vc habilitar a flag de 'não fragmentar pacote
que exceda a MTU' tu consegue ir testando valores de tamanho de pacote
(valor da variável -s) até descobrir a MTU máxima IPv4 fim a fim.
ping <destino> -s 1472 -M do

Uma dica final pra comunidade seria essa apresentação do NANOG [1] sobre
como fazer troubleshoot corretamente usando traceroute, muito interessante
por sinal!
[1]
https://www.nanog.org/meetings/nanog47/presentations/Sunday/RAS_Traceroute_N47_Sun.pdf

Att,

Em ter, 21 de mai de 2019 às 16:58, Eduardo Rigler <erigler at gmail.com>
escreveu:

> Flávio,
>
> Se esse 192.168.0.x foi visto na porta WAN/Internet do Parks provavelmente
> o camarada do provedor não seguiu a norma, mas tudo indica que seja CGNAT
> sim.
>
> Bem, disparei testes via MTR para ambos os IPs à partir de 4 links
> diferentes sendo: 2 Algar (PR e MG), 1 Copel e 1 VIVO Fibra (ambos no PR) e
> não percebi qualquer perda no destino, apenas nos roteadores do percurso,
> algo perfeitamente aceitável.
>
> []´s
>
>
>
>
>
> Em ter, 21 de mai de 2019 às 10:43, Flávio Silveira <fggs at terra.com.br>
> escreveu:
>
> >
> >
> > On 20/05/2019 19:38, Lucas Willian Bocchi wrote:
> > > O jogo está no computador ou é um console que está conectando via wifi?
> > Se
> > > vc testa no computador e não no console, já pode ser um gargalo o
> > problema
> > > da conexão com o console. Na maioria das vezes indico pros clientes
> > ligar o
> > > console DIRETAMENTE VIA CABO DE REDE já pra evitar esse tipo de
> > problema. A
> > > perca pode ser SIM numa porta específica do jogo. Depende de vários
> > > fatores, desde regras de firewall específicas que podem fazer bagunça.
> >
> > Boa noite Lucas, primeiramente obrigado pela resposta.
> >
> >    O jogo está no computador, por isso não gosto muito do mtr para essa
> > detecção de loss.
> >
> >    O provedor (Nova Net) em questão disponibiliza a conexão num modem
> > Parks Fiberlink 101 já roteado, conectado num D-Link DIR-615 também do
> > provedor (pelo que sei).
> >
> >    Removi o D-Link da equação, supondo que talvez ele não estivesse
> > aguentando o tranco, mas mesmo conectando diretamente no Parks o loss se
> > mantém.
> >
> >    O IP recebido pelo Parks direto na placa de rede é 192.168.0.x, seria
> > então um caso de CGNAT ou não?
> >
> > On 20/05/2019 19:41, Eduardo Rigler wrote:
> > > Qual é o jogo?
> > >
> > > Tenho alguns servidores no DC da Algar em Uberlândia e posso tentar
> > ajudar
> > > (caso seja lá).
> > >
> > > De toda forma, não é incomum esse tipo de reclame e muita gente leiga
> > acaba
> > > interpretando as perdas no trajeto e não no destino, não é o caso mas
> uma
> > > pela outra acaba sendo complicado diagnosticar e apontar o culpado às
> > > vezes.
> >
> > Boa noite Eduardo, agradeço também pela resposta!
> >
> > O jogo é CSGO, deixo aqui 2 IPs de duas plataformas onde ela joga e
> > enxerga o loss: 177.54.157.97 (Esportal, hospedado na Maxihost, que
> > aparentemente hospeda no DC da Algar) e 189.1.169.102 (GamersClub, que
> > aparentemente também tem infra no DC da Algar).
> >
> > Eu recorri a lista justamente para validar meus conceitos, e se sair
> > algum material bom dessa discussão, creio que dá pra montar um "manual"
> > tanto para provedor como para usuário "gamer" (não gosto desse termo,
> > mas vamos lá).
> >
> > A ideia é identificar e responsabilizar quem seja o causador do problema
> > de maneira justa.
> >
> > Atenciosamente,
> >    Flavio Silveira
> > --
> > gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
> >
> --
> gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>


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