[GTER] Loss em jogos: Como identificar?

Edinilson J. Santos edinilson at atinet.com.br
Tue May 21 14:37:43 -03 2019


Em 20/05/2019 19:05, Flávio Silveira escreveu:
> Boa noite,
>
>   Já há algum tempo venho ajudando alguns amigos com problemas em jogos e suas respectivas conexões com a Internet.
>
>   Estou com o caso de uma amiga que tem tido esse problema e estou com dificuldades para identificar a fonte, por isso achei interessante recorrer a lista principalmente para validar meus conceitos e quem sabe esse material possa ser útil para que provedores eduquem seus usuários, bem como os usuários possam explicar de forma mais clara as necessidades que tem ao provedor.
>
> Para tentar identificar o loss, apesar de ser contra, pedi que minha amiga usasse o WinMTR com o IP do servidor do jogo.
>
> Nenhum loss significativo foi visto (no máximo 2%), enquanto que no jogo ela via coisas na ordem de 20 a 30%.
>
> Pergunto:
>
> 1- O loss pode ser específico do protocolo do jogo (TCP) ou porta específica?
>
> 2- Ambas as plataformas de jogo hospedam os servidores no datacenter da Algar, existe alguma forma de saber se o problema vem de lá?
>
> 3- O provedor que minha amiga usa (Nova Net) aparentemente troca tráfego com o datacenter da Algar via IX-SP, há algum relato de falhas entre o IX-SP e Algar?
>
> Acho que para uma primeira abordagem seriam essas perguntas, agradeço desde já a troca de ideias.
>
> Atenciosamente,
>   Flavio Silveira
> -- 
> gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter

A máquina deve rodar Windows, pelo jeito, certo?
Com isso, rodar o smokeping daria um pouco de trabalho.

Nesse caso, acesse esse link que tem algumas alternativas (recomendo o PRTG Network Monitor):
https://www.pcwdld.com/alternatives-to-smokeping

Instale e fique monitorando o link o dia todo e verifique como está a variação da latência.
Sem um histórico você não conseguirá chegar em nenhuma conclusão.

Edinilson


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