[GTER] Loss em jogos: Como identificar?

Flávio Silveira fggs at terra.com.br
Tue May 21 01:25:49 -03 2019

On 20/05/2019 19:38, Lucas Willian Bocchi wrote:
> O jogo está no computador ou é um console que está conectando via wifi? Se
> vc testa no computador e não no console, já pode ser um gargalo o problema
> da conexão com o console. Na maioria das vezes indico pros clientes ligar o
> console DIRETAMENTE VIA CABO DE REDE já pra evitar esse tipo de problema. A
> perca pode ser SIM numa porta específica do jogo. Depende de vários
> fatores, desde regras de firewall específicas que podem fazer bagunça.

Boa noite Lucas, primeiramente obrigado pela resposta.

   O jogo está no computador, por isso não gosto muito do mtr para essa
detecção de loss.

   O provedor (Nova Net) em questão disponibiliza a conexão num modem
Parks Fiberlink 101 já roteado, conectado num D-Link DIR-615 também do
provedor (pelo que sei).

   Removi o D-Link da equação, supondo que talvez ele não estivesse
aguentando o tranco, mas mesmo conectando diretamente no Parks o loss se
mantém.

   O IP recebido pelo Parks direto na placa de rede é 192.168.0.x, seria
então um caso de CGNAT ou não?

On 20/05/2019 19:41, Eduardo Rigler wrote:
> Qual é o jogo?
>
> Tenho alguns servidores no DC da Algar em Uberlândia e posso tentar ajudar
> (caso seja lá).
>
> De toda forma, não é incomum esse tipo de reclame e muita gente leiga acaba
> interpretando as perdas no trajeto e não no destino, não é o caso mas uma
> pela outra acaba sendo complicado diagnosticar e apontar o culpado às
> vezes.

Boa noite Eduardo, agradeço também pela resposta!

O jogo é CSGO, deixo aqui 2 IPs de duas plataformas onde ela joga e
enxerga o loss: 177.54.157.97 (Esportal, hospedado na Maxihost, que
aparentemente hospeda no DC da Algar) e 189.1.169.102 (GamersClub, que
aparentemente também tem infra no DC da Algar).

Eu recorri a lista justamente para validar meus conceitos, e se sair
algum material bom dessa discussão, creio que dá pra montar um "manual"
tanto para provedor como para usuário "gamer" (não gosto desse termo,
mas vamos lá).

A ideia é identificar e responsabilizar quem seja o causador do problema
de maneira justa.

Atenciosamente,
   Flavio Silveira