[GTER] Loss em jogos: Como identificar?

Flávio Silveira fggs at terra.com.br
Mon May 20 19:05:12 -03 2019

Boa noite,

   Já há algum tempo venho ajudando alguns amigos com problemas em jogos
e suas respectivas conexões com a Internet.

   Estou com o caso de uma amiga que tem tido esse problema e estou com
dificuldades para identificar a fonte, por isso achei interessante
recorrer a lista principalmente para validar meus conceitos e quem sabe
esse material possa ser útil para que provedores eduquem seus usuários,
bem como os usuários possam explicar de forma mais clara as necessidades
que tem ao provedor.

Para tentar identificar o loss, apesar de ser contra, pedi que minha
amiga usasse o WinMTR com o IP do servidor do jogo.

Nenhum loss significativo foi visto (no máximo 2%), enquanto que no jogo
ela via coisas na ordem de 20 a 30%.

Pergunto:

1- O loss pode ser específico do protocolo do jogo (TCP) ou porta
específica?

2- Ambas as plataformas de jogo hospedam os servidores no datacenter da
Algar, existe alguma forma de saber se o problema vem de lá?

3- O provedor que minha amiga usa (Nova Net) aparentemente troca tráfego
com o datacenter da Algar via IX-SP, há algum relato de falhas entre o
IX-SP e Algar?

Acho que para uma primeira abordagem seriam essas perguntas, agradeço
desde já a troca de ideias.

Atenciosamente,
   Flavio Silveira