[GTER] Overhead Link Dedicado

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Thu Jan 31 09:46:44 -02 2019

On 30/01/2019 14:25, Rômulo Silva wrote:
> Mas ainda assim, no final das contas, ele vai ganhar só esses 180Mb de
> tráfego se trocar pra uma porta melhor com queue. Ou seja, vai de 9.6 pra
> 9.8Gb, o que dá meio carro por ano... só que a outra metade do carro é
> indispensável ser "desperdiçada" pro correto funcionamento do resto da
> "nave espacial" que são os 9.8Gb :)

Será que essa perda ou esse custo extra são mesmo efetivos ? Mesmo em um
cenário caótico aonde 100% do link tenha que ser utilizado por uma
período limitado não geraria essa "perda". Ainda sim tenho dúvidas se
0.2 ou 0.4 Gb fazem alguma diferença dentro de um contexto de 10Gb.
De qualquer forma isolar o overhead é muito difícil ou impossível,
principalmente se o link suportar Jumbo Frames aonde existe uma
variedade maior então assim como na conexão residencial essa compensação
teria que ser aproximada.

Em analogia mias ou menos é como reclamar do peso da embalagem de isopor
no self-service por kilo ou ainda do peso da casca da melancia ao
pesá-la na feira.

> Pede uma porta de 40Gb, diz que você tá querendo se preparar para futuros
> upgrades, ou uma agregação de 2x10Gb alegando que você quer redundância de
> porta. Você terá algo mais robusto e de tabela vai resolver o seu problema
> de banda (bem, quase vai resolver). Acho difícil você ter sucesso pedindo
> downgrade.

Tem outro ponto que me deixei encucado com esse cenário. Uma porta de
10Gb vendida na categoria flat e não em burstable ? Que tipo de
fornecedor tem coragem de fazer isso com o cliente ? Até porque seria
exótico vender 10Gb de commit em uma porta de 10Gb sem espaço para
burst, e também que 10Gb de commit necessária e obrigatoriamente teria
que ser entregue em uma interface ou agregação maior que 10Gb.

Fernando