[GTER] Alteração IP MTA vs mail.protection.outlook.com

Rejaine Silveira Monteiro rejaine at bhz.jamef.com.br
Wed Feb 20 11:43:05 -03 2019


Ah, pesquisei tbm no https://ipinfo.io/ ... e a geolocalização está correta
para pais, estado e cidade... tal como o bloco anterior.





Em qua, 20 de fev de 2019 às 11:31, Rejaine Silveira Monteiro <
rejaine at bhz.jamef.com.br> escreveu:

>
> ... pelo whois está correto (BR)
>
>
>
>
> Em qua, 20 de fev de 2019 às 11:16, Bruno Cabral <bruno at openline.com.br>
> escreveu:
>
>> A geolocalizacao desse novo bloco esta atualizada?
>>
>> !3runo
>> ________________________________
>> De: gter <gter-bounces at eng.registro.br> em nome de Rejaine Silveira
>> Monteiro <rejaine at bhz.jamef.com.br>
>> Enviado: quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019 10:34
>> Para: Grupo de Trabalho de Engenharia e Operacao de Redes
>> Assunto: Re: [GTER] Alteração IP MTA vs mail.protection.outlook.com
>>
>> Sim, eu fiz o cadastro e o servidor está listado com a flag RED, ou seja,
>> está mesmo bloqueado.
>> Mas o curioso  é exatamente isso . O servidor antigo tinha o mesmo perfil
>> e
>> volume de e-mails. Nós atualizamos o serviço de e-mail para um novo
>> servidor e trocamos o IP publico e imediatamente após isso, percebemos que
>> as mensagens para Microsoft não estavam saindo e aí vimos que esse novo IP
>> estava bloqueado, sendo que mal entrou em produção. Esse bloco foi
>> adquirido recentemente por nós e só no domingo foi ativado esse IP para
>> envio de e-mails - o SPF já estava publicado para autorizar envio por esse
>> novo IP faz tempo etc... antes mesmo da virada no ultimo domingo.
>> Não se trata de bloqueio por volume de e-mails ou algo do tipo, pois nós
>> temos um outro gateway para saída em outro bloco e quando desvio para lá,
>> as mensagens saem normalmente - o problema é somente com esse novo IP que
>> foi ativado agora...
>>
>>
>>
>>
>> Em ter, 19 de fev de 2019 às 18:56, Guillermo Elia <
>> guillermo.elia at corp.saninternet.com> escreveu:
>>
>> > Olá Rejaine,
>> >
>> > Já fizeram o cadastro na SNDS para ver o status do IP?
>> >
>> > https://sendersupport.olc.protection.outlook.com/SNDS/index.aspx
>> >
>> >
>> > Em 19/02/2019 09:54, Rejaine Silveira Monteiro escreveu:
>> > > Bom dia,
>> > >
>> > > Eu achei que tinha resolvido o problema do certificado TLS (de fato,
>> > > resolvi um problema no meu qmail-remote, que estava caindo devido ao
>> > > erro do certificado)
>> > >
>> > > Porém , todos os emails que tento entregar para o outlook.com (ou
>> > > clientes microsoft 365) estão ficando parados em fila...
>> > >
>> > > O servidor deles parece estar bloqueando temporariamente nosso novo ip
>> > > ( 201.39.17.243) com o erro abaixo:
>> > >
>> > > @400000005c6bf98239e670ec delivery 1070: deferral:
>> > >
>> >
>> 104.47.2.36_failed_after_I_sent_the_message./Remote_host_said:_451_4.7.500_Server_busy._Please_try_again_later_from_[201.39.
>> > > 17.243]._(AS77712315)_[
>> > DB5EUR01FT062.eop-EUR01.prod.protection.outlook.com]/
>> > >
>> > > Tenho mais de 2 mil mensagens paradas na fila e já pesquisei nosso IP
>> > > na blacklist deles, mas consta como não listado (esse ip entrou  em
>> > > produção somente neste final de semana)
>> > >
>> > >
>> > > Em seg, 18 de fev de 2019 às 17:27, Leandro via gter
>> > > <gter at eng.registro.br> escreveu:
>> > >> Oi Rejaine. Enquanto não respondem, poderia informar seu novo IP para
>> > >> verificarmos se os nossos clientes ainda estão recebendo de vocês?
>> > >>
>> > >> Leandro
>> > >> SPFBL.net
>> > >>
>> > >>
>> > >> Em seg, 18 de fev de 2019 às 14:48, Rejaine Silveira Monteiro <
>> > >> rejaine at bhz.jamef.com.br> escreveu:
>> > >>
>> > >>> Ola' pessoal,
>> > >>>
>> > >>> Sera que alguém por ai já passou por esse problema e poderia me
>> > >>> indicar o 'caminho das pedras' para resolver essa questão?
>> > >>>
>> > >>> Esse fds, fizemos um update em nosso servidor de e-mail local
>> (qmail)
>> > >>> e com isso também foi alterado o IP do mesmo. Após  propagação do
>> DNS
>> > >>> etc e tal tá tudo funcionando direitinho e os emails já estão sendo
>> > >>> enviados/recebidos pelo novo servidor.
>> > >>>
>> > >>> O único problema está com contas/clientes que utilizam Office365  e
>> > >>> que passam pelo *.mail.protection.outlook.com  .. Me parece que a
>> > >>> conexão até o servidor SMTP destino fecha, mas em seguida é
>> derrubada.
>> > >>>
>> > >>> Não sei mais onde olhar, todos os emails estão saindo normalmente,
>> > >>> exceto para contas *. oulook.com. Já tentei fazer o "delist' pelo
>> > >>> site, mas por lá eles informaram que o ip não está listado...
>> > >>>
>> > >>> No site abaixo, eles informam que após a alteração de um IP pode
>> levar
>> > >>> algum tempo para o sistema deles valide  a 'reputação' do novo IP.
>> > >>>
>> > >>>
>> > >>>
>> >
>> https://docs.microsoft.com/pt-br/office365/securitycompliance/removing-a-user-domain-or-ip-address-from-a-block-list-after-sending-spam-email
>> > >>>
>> > >>> . O problema é que temos vários clientes nossos que são clientes
>> > >>> Oulook e que não estão recebendo e-mails importantes desde ontem...
>> > >>> Alguma dica?
>> > >>>
>> > >>> --
>> > >>> *Esta mensagem pode conter informações confidenciais ou
>> privilegiadas,
>> > >>> sendo seu sigilo protegido por lei. Se você não for o destinatário
>> ou a
>> > >>> pessoa autorizada a receber esta mensagem, não pode usar, copiar ou
>> > >>> divulgar as informações nela contidas ou tomar qualquer ação baseada
>> > >>> nessas
>> > >>> informações. Se você recebeu esta mensagem por engano, por favor
>> avise
>> > >>> imediatamente ao remetente, respondendo o e-mail e em seguida
>> apague-o.
>> > >>> Agradecemos sua cooperação.*
>> > >>> --
>> > >>> gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>> > >>>
>> > >> --
>> > >> gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>> > --
>> > Signature
>> > --
>> > gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>> >
>>
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>> *Esta mensagem pode conter informações confidenciais ou privilegiadas,
>> sendo seu sigilo protegido por lei. Se você não for o destinatário ou a
>> pessoa autorizada a receber esta mensagem, não pode usar, copiar ou
>> divulgar as informações nela contidas ou tomar qualquer ação baseada
>> nessas
>> informações. Se você recebeu esta mensagem por engano, por favor avise
>> imediatamente ao remetente, respondendo o e-mail e em seguida apague-o.
>> Agradecemos sua cooperação.*
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sendo seu sigilo protegido por lei. Se você não for o destinatário ou a 
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divulgar as informações nela contidas ou tomar qualquer ação baseada nessas 
informações. Se você recebeu esta mensagem por engano, por favor avise 
imediatamente ao remetente, respondendo o e-mail e em seguida apague-o. 
Agradecemos sua cooperação.*



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