[GTER] Alteração IP MTA vs mail.protection.outlook.com
Leandro
leandro at spfbl.net
Wed Feb 20 11:17:28 -03 2019
Eu já trabalhei com certificação da ReturnPath e me informaram, naquela
época, que o IP só pode ser certificado depois de usado 30 dias pelo MTA.
Como são parceiros da Microsoft, vale a pena você dar uma investigada com
eles, pois pode ser que eles estejam influenciando o sistema de reputação
do Outlook, por te tratar de IP novo.
Pode ser que usem esse mesmo critério dos 30 dias da certificação deles
para qualquer IP novo que entra na rede de MTAs, somente para finalidade de
cautela para aceitar certos volumes. Até onde sei o volume de vocês não é
tão grande assim mas pode ser consideravelmente grande para o limiar que
eles estejam trabalhando para novos IPs.
Leandro
SPFBL.net
Em qua, 20 de fev de 2019 às 10:34, Rejaine Silveira Monteiro <
rejaine at bhz.jamef.com.br> escreveu:
> Sim, eu fiz o cadastro e o servidor está listado com a flag RED, ou seja,
> está mesmo bloqueado.
> Mas o curioso é exatamente isso . O servidor antigo tinha o mesmo perfil e
> volume de e-mails. Nós atualizamos o serviço de e-mail para um novo
> servidor e trocamos o IP publico e imediatamente após isso, percebemos que
> as mensagens para Microsoft não estavam saindo e aí vimos que esse novo IP
> estava bloqueado, sendo que mal entrou em produção. Esse bloco foi
> adquirido recentemente por nós e só no domingo foi ativado esse IP para
> envio de e-mails - o SPF já estava publicado para autorizar envio por esse
> novo IP faz tempo etc... antes mesmo da virada no ultimo domingo.
> Não se trata de bloqueio por volume de e-mails ou algo do tipo, pois nós
> temos um outro gateway para saída em outro bloco e quando desvio para lá,
> as mensagens saem normalmente - o problema é somente com esse novo IP que
> foi ativado agora...
>
>
>
>
> Em ter, 19 de fev de 2019 às 18:56, Guillermo Elia <
> guillermo.elia at corp.saninternet.com> escreveu:
>
> > Olá Rejaine,
> >
> > Já fizeram o cadastro na SNDS para ver o status do IP?
> >
> > https://sendersupport.olc.protection.outlook.com/SNDS/index.aspx
> >
> >
> > Em 19/02/2019 09:54, Rejaine Silveira Monteiro escreveu:
> > > Bom dia,
> > >
> > > Eu achei que tinha resolvido o problema do certificado TLS (de fato,
> > > resolvi um problema no meu qmail-remote, que estava caindo devido ao
> > > erro do certificado)
> > >
> > > Porém , todos os emails que tento entregar para o outlook.com (ou
> > > clientes microsoft 365) estão ficando parados em fila...
> > >
> > > O servidor deles parece estar bloqueando temporariamente nosso novo ip
> > > ( 201.39.17.243) com o erro abaixo:
> > >
> > > @400000005c6bf98239e670ec delivery 1070: deferral:
> > >
> >
> 104.47.2.36_failed_after_I_sent_the_message./Remote_host_said:_451_4.7.500_Server_busy._Please_try_again_later_from_[201.39.
> > > 17.243]._(AS77712315)_[
> > DB5EUR01FT062.eop-EUR01.prod.protection.outlook.com]/
> > >
> > > Tenho mais de 2 mil mensagens paradas na fila e já pesquisei nosso IP
> > > na blacklist deles, mas consta como não listado (esse ip entrou em
> > > produção somente neste final de semana)
> > >
> > >
> > > Em seg, 18 de fev de 2019 às 17:27, Leandro via gter
> > > <gter at eng.registro.br> escreveu:
> > >> Oi Rejaine. Enquanto não respondem, poderia informar seu novo IP para
> > >> verificarmos se os nossos clientes ainda estão recebendo de vocês?
> > >>
> > >> Leandro
> > >> SPFBL.net
> > >>
> > >>
> > >> Em seg, 18 de fev de 2019 às 14:48, Rejaine Silveira Monteiro <
> > >> rejaine at bhz.jamef.com.br> escreveu:
> > >>
> > >>> Ola' pessoal,
> > >>>
> > >>> Sera que alguém por ai já passou por esse problema e poderia me
> > >>> indicar o 'caminho das pedras' para resolver essa questão?
> > >>>
> > >>> Esse fds, fizemos um update em nosso servidor de e-mail local (qmail)
> > >>> e com isso também foi alterado o IP do mesmo. Após propagação do DNS
> > >>> etc e tal tá tudo funcionando direitinho e os emails já estão sendo
> > >>> enviados/recebidos pelo novo servidor.
> > >>>
> > >>> O único problema está com contas/clientes que utilizam Office365 e
> > >>> que passam pelo *.mail.protection.outlook.com .. Me parece que a
> > >>> conexão até o servidor SMTP destino fecha, mas em seguida é
> derrubada.
> > >>>
> > >>> Não sei mais onde olhar, todos os emails estão saindo normalmente,
> > >>> exceto para contas *. oulook.com. Já tentei fazer o "delist' pelo
> > >>> site, mas por lá eles informaram que o ip não está listado...
> > >>>
> > >>> No site abaixo, eles informam que após a alteração de um IP pode
> levar
> > >>> algum tempo para o sistema deles valide a 'reputação' do novo IP.
> > >>>
> > >>>
> > >>>
> >
> https://docs.microsoft.com/pt-br/office365/securitycompliance/removing-a-user-domain-or-ip-address-from-a-block-list-after-sending-spam-email
> > >>>
> > >>> . O problema é que temos vários clientes nossos que são clientes
> > >>> Oulook e que não estão recebendo e-mails importantes desde ontem...
> > >>> Alguma dica?
> > >>>
> > >>> --
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> privilegiadas,
> > >>> sendo seu sigilo protegido por lei. Se você não for o destinatário
> ou a
> > >>> pessoa autorizada a receber esta mensagem, não pode usar, copiar ou
> > >>> divulgar as informações nela contidas ou tomar qualquer ação baseada
> > >>> nessas
> > >>> informações. Se você recebeu esta mensagem por engano, por favor
> avise
> > >>> imediatamente ao remetente, respondendo o e-mail e em seguida
> apague-o.
> > >>> Agradecemos sua cooperação.*
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> > >>> gter list https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
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