[GTER] Alteração IP MTA vs mail.protection.outlook.com

Rejaine Silveira Monteiro rejaine at bhz.jamef.com.br
Wed Feb 20 11:31:46 -03 2019


... pelo whois está correto (BR)




Em qua, 20 de fev de 2019 às 11:16, Bruno Cabral <bruno at openline.com.br>
escreveu:

> A geolocalizacao desse novo bloco esta atualizada?
>
> !3runo
> ________________________________
> De: gter <gter-bounces at eng.registro.br> em nome de Rejaine Silveira
> Monteiro <rejaine at bhz.jamef.com.br>
> Enviado: quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019 10:34
> Para: Grupo de Trabalho de Engenharia e Operacao de Redes
> Assunto: Re: [GTER] Alteração IP MTA vs mail.protection.outlook.com
>
> Sim, eu fiz o cadastro e o servidor está listado com a flag RED, ou seja,
> está mesmo bloqueado.
> Mas o curioso  é exatamente isso . O servidor antigo tinha o mesmo perfil e
> volume de e-mails. Nós atualizamos o serviço de e-mail para um novo
> servidor e trocamos o IP publico e imediatamente após isso, percebemos que
> as mensagens para Microsoft não estavam saindo e aí vimos que esse novo IP
> estava bloqueado, sendo que mal entrou em produção. Esse bloco foi
> adquirido recentemente por nós e só no domingo foi ativado esse IP para
> envio de e-mails - o SPF já estava publicado para autorizar envio por esse
> novo IP faz tempo etc... antes mesmo da virada no ultimo domingo.
> Não se trata de bloqueio por volume de e-mails ou algo do tipo, pois nós
> temos um outro gateway para saída em outro bloco e quando desvio para lá,
> as mensagens saem normalmente - o problema é somente com esse novo IP que
> foi ativado agora...
>
>
>
>
> Em ter, 19 de fev de 2019 às 18:56, Guillermo Elia <
> guillermo.elia at corp.saninternet.com> escreveu:
>
> > Olá Rejaine,
> >
> > Já fizeram o cadastro na SNDS para ver o status do IP?
> >
> > https://sendersupport.olc.protection.outlook.com/SNDS/index.aspx
> >
> >
> > Em 19/02/2019 09:54, Rejaine Silveira Monteiro escreveu:
> > > Bom dia,
> > >
> > > Eu achei que tinha resolvido o problema do certificado TLS (de fato,
> > > resolvi um problema no meu qmail-remote, que estava caindo devido ao
> > > erro do certificado)
> > >
> > > Porém , todos os emails que tento entregar para o outlook.com (ou
> > > clientes microsoft 365) estão ficando parados em fila...
> > >
> > > O servidor deles parece estar bloqueando temporariamente nosso novo ip
> > > ( 201.39.17.243) com o erro abaixo:
> > >
> > > @400000005c6bf98239e670ec delivery 1070: deferral:
> > >
> >
> 104.47.2.36_failed_after_I_sent_the_message./Remote_host_said:_451_4.7.500_Server_busy._Please_try_again_later_from_[201.39.
> > > 17.243]._(AS77712315)_[
> > DB5EUR01FT062.eop-EUR01.prod.protection.outlook.com]/
> > >
> > > Tenho mais de 2 mil mensagens paradas na fila e já pesquisei nosso IP
> > > na blacklist deles, mas consta como não listado (esse ip entrou  em
> > > produção somente neste final de semana)
> > >
> > >
> > > Em seg, 18 de fev de 2019 às 17:27, Leandro via gter
> > > <gter at eng.registro.br> escreveu:
> > >> Oi Rejaine. Enquanto não respondem, poderia informar seu novo IP para
> > >> verificarmos se os nossos clientes ainda estão recebendo de vocês?
> > >>
> > >> Leandro
> > >> SPFBL.net
> > >>
> > >>
> > >> Em seg, 18 de fev de 2019 às 14:48, Rejaine Silveira Monteiro <
> > >> rejaine at bhz.jamef.com.br> escreveu:
> > >>
> > >>> Ola' pessoal,
> > >>>
> > >>> Sera que alguém por ai já passou por esse problema e poderia me
> > >>> indicar o 'caminho das pedras' para resolver essa questão?
> > >>>
> > >>> Esse fds, fizemos um update em nosso servidor de e-mail local (qmail)
> > >>> e com isso também foi alterado o IP do mesmo. Após  propagação do DNS
> > >>> etc e tal tá tudo funcionando direitinho e os emails já estão sendo
> > >>> enviados/recebidos pelo novo servidor.
> > >>>
> > >>> O único problema está com contas/clientes que utilizam Office365  e
> > >>> que passam pelo *.mail.protection.outlook.com  .. Me parece que a
> > >>> conexão até o servidor SMTP destino fecha, mas em seguida é
> derrubada.
> > >>>
> > >>> Não sei mais onde olhar, todos os emails estão saindo normalmente,
> > >>> exceto para contas *. oulook.com. Já tentei fazer o "delist' pelo
> > >>> site, mas por lá eles informaram que o ip não está listado...
> > >>>
> > >>> No site abaixo, eles informam que após a alteração de um IP pode
> levar
> > >>> algum tempo para o sistema deles valide  a 'reputação' do novo IP.
> > >>>
> > >>>
> > >>>
> >
> https://docs.microsoft.com/pt-br/office365/securitycompliance/removing-a-user-domain-or-ip-address-from-a-block-list-after-sending-spam-email
> > >>>
> > >>> . O problema é que temos vários clientes nossos que são clientes
> > >>> Oulook e que não estão recebendo e-mails importantes desde ontem...
> > >>> Alguma dica?
> > >>>
> > >>> --
> > >>> *Esta mensagem pode conter informações confidenciais ou
> privilegiadas,
> > >>> sendo seu sigilo protegido por lei. Se você não for o destinatário
> ou a
> > >>> pessoa autorizada a receber esta mensagem, não pode usar, copiar ou
> > >>> divulgar as informações nela contidas ou tomar qualquer ação baseada
> > >>> nessas
> > >>> informações. Se você recebeu esta mensagem por engano, por favor
> avise
> > >>> imediatamente ao remetente, respondendo o e-mail e em seguida
> apague-o.
> > >>> Agradecemos sua cooperação.*
> > >>> --
> > >>> gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
> > >>>
> > >> --
> > >> gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
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