[GTER] Bloqueios constantes do CADSUS

Cleber A. Nascimento cleber at bsd.com.br
Thu Aug 29 18:05:30 -03 2019


Damito,
Vez por outra acontece aqui com clientes, e sempre no referido 45.x.x.x.x,
causando um desgaste desnecessario com assinantes dos clientes, como vc
mencionou.
Já foi até necessario fazer uma gambi de fazer um Nat sinistro com PBR com
o IP do /30 da Operadora para ganhar tempo.
As vezes temos q recorrer a ligar para o pessoal desse DATASUS para poder
resolver.
Espero que não seja preciso esse pessoal ficar com a Espada de Damocles da
Privatização para aprenderem a trabalhar no mundo real.



Em qui, 29 de ago de 2019 às 17:51, Daniel Damito <
daniel.damito at sagenetworks.com.br> escreveu:

> Boa tarde, pessoal.
>
> Percebemos que diversos provedores atendidos por nós, sobretudo aos que
> possuem blocos de IPv4 no range 45.0.0.0/8, não conseguem acessar à alguns
> sistemas hospedados no AS28291 - Dep. de Informática do SUS - DATASUS.
>
> Sempre que entramos em contato com eles através do e-mail
> suporte.rede at saude.gov.br, explicamos que estamos representando um
> provedor
> de Internet com milhares de assinantes, e não apenas um usuário específico.
> Ainda assim, sempre recebemos uma resposta padrão pedindo dados que não
> fazem sentido para nós, operadores de rede, como CNS e CNES.
>
> Após muita insistência e desgastes com os assinantes, nós precisamos pedir
> a colaboração de algum assinante ou unidade de saúde para nos passar estes
> dados pedidos pelo CADSUS. Estes dados não são passados facilmente pelo
> assinante ou pelas unidades de saúde. Eles costumam achar que o problema
> está sendo causado pelo ISP e que pedir estes dados é uma burocratização
> proposital de nossa parte.
>
> Até que consigamos passar por todas estas etapas e resolver o problema, os
> provedores perdem alguns clientes que cancelam o contrato e ouvimos queixas
> de pessoas que são prejudicadas pela falta deste acesso. No final, a
> resposta é sempre a mesma: "O acesso ao site/sistema é permitido apenas a
> partir do Brasil". Ainda que tenhamos a geolocalização atualizada na
> Maxmind, cadastro no PeeringDB com nossa localização geográfica, alocação
> correta no nosso NIR (Nic.br), IRR e domínio .br, eles insistem que nossa
> geolocalização consta como errada para eles e precisam fazer uma correção
> manual recorrente, demorada e desgastante para os provedores.
>
>
> Sendo assim, eu gostaria de saber da parte de vocês se este problema
> acontece também com os provedores administrados por vocês e com outros ISPs
> conhecidos também. Caso sim, vocês têm alguma sugestão de como podemos
> fazer com que eles mantenham seus filtros de geolocalização atualizados,
> por gentileza?
>
>
> --
> *Daniel Damito *
> Network Specialist
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> +55 (19) 98265-6429
> +55 (19) 3307-0529
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Cleber Alves

.ılı..ılı.
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