[GTER] Bloqueios constantes do CADSUS
André Luiz Rodrigues Dias
andredias at hexanetworks.com.br
Thu Aug 29 18:33:04 -03 2019
Sim Rogerio, provavelmente, temos relatos de algumas pessoas que conseguiram solicitar liberação para eles, onde aparentemente eles literalmente bloqueiam.
E também, ja tive que fazer a mesma gambiarra diversas vezes também, complicado...
Att;
André Dias
HexaNetworks
(17)99670-0482
> On 29 Aug 2019, at 18:05, Cleber A. Nascimento <cleber at bsd.com.br> wrote:
>
> Damito,
> Vez por outra acontece aqui com clientes, e sempre no referido 45.x.x.x.x,
> causando um desgaste desnecessario com assinantes dos clientes, como vc
> mencionou.
> Já foi até necessario fazer uma gambi de fazer um Nat sinistro com PBR com
> o IP do /30 da Operadora para ganhar tempo.
> As vezes temos q recorrer a ligar para o pessoal desse DATASUS para poder
> resolver.
> Espero que não seja preciso esse pessoal ficar com a Espada de Damocles da
> Privatização para aprenderem a trabalhar no mundo real.
>
>
>
> Em qui, 29 de ago de 2019 às 17:51, Daniel Damito <
> daniel.damito at sagenetworks.com.br> escreveu:
>
>> Boa tarde, pessoal.
>>
>> Percebemos que diversos provedores atendidos por nós, sobretudo aos que
>> possuem blocos de IPv4 no range 45.0.0.0/8, não conseguem acessar à alguns
>> sistemas hospedados no AS28291 - Dep. de Informática do SUS - DATASUS.
>>
>> Sempre que entramos em contato com eles através do e-mail
>> suporte.rede at saude.gov.br, explicamos que estamos representando um
>> provedor
>> de Internet com milhares de assinantes, e não apenas um usuário específico.
>> Ainda assim, sempre recebemos uma resposta padrão pedindo dados que não
>> fazem sentido para nós, operadores de rede, como CNS e CNES.
>>
>> Após muita insistência e desgastes com os assinantes, nós precisamos pedir
>> a colaboração de algum assinante ou unidade de saúde para nos passar estes
>> dados pedidos pelo CADSUS. Estes dados não são passados facilmente pelo
>> assinante ou pelas unidades de saúde. Eles costumam achar que o problema
>> está sendo causado pelo ISP e que pedir estes dados é uma burocratização
>> proposital de nossa parte.
>>
>> Até que consigamos passar por todas estas etapas e resolver o problema, os
>> provedores perdem alguns clientes que cancelam o contrato e ouvimos queixas
>> de pessoas que são prejudicadas pela falta deste acesso. No final, a
>> resposta é sempre a mesma: "O acesso ao site/sistema é permitido apenas a
>> partir do Brasil". Ainda que tenhamos a geolocalização atualizada na
>> Maxmind, cadastro no PeeringDB com nossa localização geográfica, alocação
>> correta no nosso NIR (Nic.br), IRR e domínio .br, eles insistem que nossa
>> geolocalização consta como errada para eles e precisam fazer uma correção
>> manual recorrente, demorada e desgastante para os provedores.
>>
>>
>> Sendo assim, eu gostaria de saber da parte de vocês se este problema
>> acontece também com os provedores administrados por vocês e com outros ISPs
>> conhecidos também. Caso sim, vocês têm alguma sugestão de como podemos
>> fazer com que eles mantenham seus filtros de geolocalização atualizados,
>> por gentileza?
>>
>>
>> --
>> *Daniel Damito *
>> Network Specialist
>>
>> +55 (19) 98265-6429
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> Cleber Alves
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