[GTER] Bloqueios constantes do CADSUS

Rogerio Mariano rsouza.rjo at gmail.com
Thu Aug 29 18:01:53 -03 2019


Nesse caso, talvez falte o conhecimento necessário sobre a politica do RIR
e do NIR para recursos numéricos, pois poderia ser por exemplo um bloco
ARIN legacy no qual muitos ASNs no Brasil ainda possuem, ou também pode ser
que na administração do DATASUS, esses blocos constem como "Martins Routes"
ou "Bogon".

 Enfim, penso que possa ser mais uma questão de administração e organização
do que técnica.

Boa sorte.

Em qui, 29 de ago de 2019 às 17:51, Daniel Damito <
daniel.damito at sagenetworks.com.br> escreveu:

> Boa tarde, pessoal.
>
> Percebemos que diversos provedores atendidos por nós, sobretudo aos que
> possuem blocos de IPv4 no range 45.0.0.0/8, não conseguem acessar à alguns
> sistemas hospedados no AS28291 - Dep. de Informática do SUS - DATASUS.
>
> Sempre que entramos em contato com eles através do e-mail
> suporte.rede at saude.gov.br, explicamos que estamos representando um
> provedor
> de Internet com milhares de assinantes, e não apenas um usuário específico.
> Ainda assim, sempre recebemos uma resposta padrão pedindo dados que não
> fazem sentido para nós, operadores de rede, como CNS e CNES.
>
> Após muita insistência e desgastes com os assinantes, nós precisamos pedir
> a colaboração de algum assinante ou unidade de saúde para nos passar estes
> dados pedidos pelo CADSUS. Estes dados não são passados facilmente pelo
> assinante ou pelas unidades de saúde. Eles costumam achar que o problema
> está sendo causado pelo ISP e que pedir estes dados é uma burocratização
> proposital de nossa parte.
>
> Até que consigamos passar por todas estas etapas e resolver o problema, os
> provedores perdem alguns clientes que cancelam o contrato e ouvimos queixas
> de pessoas que são prejudicadas pela falta deste acesso. No final, a
> resposta é sempre a mesma: "O acesso ao site/sistema é permitido apenas a
> partir do Brasil". Ainda que tenhamos a geolocalização atualizada na
> Maxmind, cadastro no PeeringDB com nossa localização geográfica, alocação
> correta no nosso NIR (Nic.br), IRR e domínio .br, eles insistem que nossa
> geolocalização consta como errada para eles e precisam fazer uma correção
> manual recorrente, demorada e desgastante para os provedores.
>
>
> Sendo assim, eu gostaria de saber da parte de vocês se este problema
> acontece também com os provedores administrados por vocês e com outros ISPs
> conhecidos também. Caso sim, vocês têm alguma sugestão de como podemos
> fazer com que eles mantenham seus filtros de geolocalização atualizados,
> por gentileza?
>
>
> --
> *Daniel Damito *
> Network Specialist
>
> +55 (19) 98265-6429
> +55 (19) 3307-0529
> --
> gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>


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