[GTER] PPS em Mikrotik

Marcelo Gondim gondim at bsdinfo.com.br
Sat Sep 8 23:04:02 -03 2018

Em 08/09/2018 12:13, Raphael Pontara escreveu:
> Marcelo, aproveitando o gancho do affinity,  pergunto:
> - As distribuições Linux já não fazem isso nativamente?
Tem sim mas em alguns equipamentos isso parece não ficar muito bom. Já
peguei alguns assim principalmente quando o assunto é tráfego de
roteamento. Uma coisa é um servidor de base de dados por exemplo e outra
é um servidor que vai apenas rotear tráfego com muito pps (forward de
pacotes). Em todos os pdfs que já li tanto em BSDs quanto em Linux em se
falando de roteamento o melhor é fazer o cpu affinity manualmente de
modo à distribuir as interrupções das interfaces em seus cores e evitar
as migrações de contexto entre os cores. Em ambientes NUMA também é
falado para distribuir as interfaces de rede que vão ter muito tráfego
nos NUMAs corretos. Por exemplo: vamos dizer que uma interface de rede
esteja em um slot gerenciado pela NUMA 0, a outra interface você deveria
por em um slot gerenciado pela NUMA 1. Isso levando em conta que o
tráfego vai entrar por uma e sair pela outra interface.
Eu sempre usei FreeBSD pra fazer routers mas confesso que esse último
que montei usando Debian 9 + kernel 4.17, fazendo o affinity e outros
tunings, me surpreendeu bastante.

> Talvez eu esteja confundindo os cenários, pois rodando o SGBD Firebird eu acabei caindo num fórum que dizia exatamente o que afirmei.
Pois é. Mas muita gente roda muito bem usando o irqbalance. Nos pdfs que
li os autores querem tirar o máximo de proveito nos testes e aí eles
removem o irqbalance.

> Sobre a distribuição a ser usada, você já teve alguma experiência com o Alpine Linux?
Não esse ainda não usei. Já usei muitas distros mas de 2009 pra cá só
tenho usado Debian e no caso de BSDs, o FreeBSD.

> Sobre o envio de arquivos na lista, o send.firefox.com é bem bacana.
> Ele tem característica ‘temporal’.
Ah legal. Tem bastante opções :) realmente nem havia me ligado nelas.

[]´s