[GTER] Accel PPP

Henrique Marks henrique.marks at datacom.ind.br
Thu Nov 22 17:42:29 -02 2018

----- Mensagem original -----
> [...]

> processadores dessa arquitetura "entendem" aí na compilação cruzada faz
> uma abstração da função para compensar, e isso é péssimo, o meio
> confiável seria reescrever o código para arm e mips para poder usar
> nessas arquiteturas.
>
> O que eu quero dizer é que já tentei muito isso e até mesmo em contato
> com o mantenedor do projeto, ele me disse que não tem tempo para fazer
> isso, então se tem alguém aí que manje de C para mips e arm, podemos
> montar um grupo para "portar" ele, de outro modo não vai funcionar.

Honestamente isto não faz sentido. A linguagem C, e a biblioteca padrão de C, existem exatamente para impedir este problema. Você escreve um código CERTO, em C, e compila ele para diferentes arquiteturas, tendo, é claro, um toolchain adequado para cada uma destas arquiteturas (compilador, binutils, libc (pode ser a glibc, por exemplo).

O problema é escrever o código correto em C. Por exemplo, ainda não olhei o código do accel-ppp (mas vou olhar, reporto depois!), mas pode ter erros básicos de endianess, pelo mau-uso de funções padrão de conversão de endianess (htonl, ntohl, etc.). Neste caso, o código pode ter sido escrito para o endianess usado nos x86 (que é diferente de ARM, PowerPC, MIPS, via de regra).

Outro problema comum é usar bibliotecas não-padrão, que não tem "porte" para a arquitetura-alvo, ainda. Mas isto é mais incomum hoje.

Um problema com alguns sistemas "meio-abertos" é que não são disponibilizados os toolchains para a arquitetura-alvo, então você não tem um compilador e conjunto de ferramentas para fazer o porte. Isto pode realmente dificultar tudo.

Mando depois outra resposta assim que analisar o código, para ver se os potenciais problemas seriam estes.

Até mais