[GTER] Accel PPP

André Carlim andre at stubnet.info
Thu Nov 22 10:14:33 -02 2018

Em 2018-11-21 18:23, marcoslistas at turbonetbr.com.br escreveu:
> Pessoal Alguem já conseguiu instalar Accel PPP em Edge Router
> estou bastante propenso a abandonar o pppoe e partir para IPoE uma das
> coisas que ainda esta me segurando são os pequenos pop's onde não é
> possível a instalação de servidores (questões de espaço e energia) para
> instalação do Accel para estes locais pensei na ipotese de uma Edge
> Router caso seja possível a instalação do Accel, infelizmente o
> RouterOS
> ainda não tem suporte pois nestes casos uso uma RB como concentrador.
>
> algum case de sucesso ?

Então, não é querer desanimar, mas como o accel-ppp foi desde o inicio
desenvolvido para arquitetura x86 tem uso frequente de funções que só
processadores dessa arquitetura "entendem" aí na compilação cruzada faz
uma abstração da função para compensar, e isso é péssimo, o meio
confiável seria reescrever o código para arm e mips para poder usar
nessas arquiteturas.

O que eu quero dizer é que já tentei muito isso e até mesmo em contato
com o mantenedor do projeto, ele me disse que não tem tempo para fazer
isso, então se tem alguém aí que manje de C para mips e arm, podemos
montar um grupo para "portar" ele, de outro modo não vai funcionar.

Sobre não poder usar servidor por questões de espaço e energia, pense
bem, hoje tem o server-u que tanto o L-400 quanto o L-800, apesar de
caríssimos, tem  opção de comprar já com a fonte de -48v e o servidor é
do tamanho desses switchs tp-link melhores, ou seja, espaço e energia
não afetam mais o uso. Além disso tem uns servidores IBM (eu ainda não
vi pessoalmente), mas dois clientes já pegaram e eu configurei o accel,
que eles falaram que pegaram com fonte de 12v a 24v, achei espetacular,
o servidor tem um processador octa-core desses Xeon E5, com frequência
alta, 4 portas metalicas de 1G com chip intel i350-T4, e mais duas
portas de 10G com chip intel 82599, achei espetacular, como disse não
sei ao certo as dimensões, até acho que é alguém que vende o servidor
normal, e apenas troca a fonte, é meu palpite, pois não achei nenhum
datasheet da própria IBM sobre isso.

Em 2018-11-21 21:26, Uesley Correa escreveu:
> [...]
>
> Accel em edge router com ipoe depende do SDK da cavium pra compilar. Se
> você tiver o SDK e uma VM Debian consegue fazer um Cross e gerar um
> .deb
> mas se não tiver o SDK nada feito. Ainda há a possibilidade de dar
> problema
> entre Big endian e little endian (acho que a CPU da Edge não suporta o
> big
> se não me falta a memória). Pra esses cases eu usaria mini PC ao invés
> de
> Edge pra manter a arquitetura em x86 ao invés de mips.

Uesley, eu já tentei muito isso com as edgerouters, infelizmente
funciona bem por algumas horas e já começam os problemas com
inconsistências na memória, mesmo com o SDK e compilado especificamente
nele, dá problema, é o que expliquei em cima ali.

---

Atenciosamente,
André Carlim
StubNetwork