[GTER] Indicação de Roteador Cliente

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Wed May 30 22:35:32 -03 2018

Não é que é péssimo, mas em 5Ghz é necessariamente menor e talvez o maior
problema é ter expectativa que ele tenha a mesma cobertura do 2.4 GHz.
Estou me referindo a roteadores dual-band consumer grade como TP-Link e
similares.

O 5Ghz em um ambiente ou até no ambiente do lado a depender das paredes
resolve o problema de banda para dispositivos móveis. Em casa pego de 90
até picos de 150Mbps real no mesmo ambiente do roteador.

Duas questões que ficam são:
- como explicar pro usuário que alcance não é a única coisa que importa em
um access point.
- para ter um bom alcance em uma residencia precisa passar cabos e colocar
APs extras o que encarece bem a solução e certamente ele não vai estar
disposto a pagar.

E se espalalhar mais APs 2.4 Ghz-only só vai deixar o espectro ainda mais
poluido, principalmente em ambientes já bastante problemáticos como
condomínios.

Fernando