[GTER] Remover /24 da divulgação

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Wed May 16 12:31:09 -03 2018

​Se seus trânsitos forem empresas de um porte razoável, por vários motivos
eu costumo ​recomendar abusar da community de no-export.

Oque vou sugerir na verdade não é muito bonito, mas é bem menos feio que a
famosa técnica de "anuncia tudo em /24".

Mantém o feijão com arroz:
 - Anuncia menos específico(ex.: /22) para os trânsitos
    - Prependa o anuncio para o trânsito não preferido.
 - Anuncia mais específicos(ex.: /23) para IX.
    - Se der para não quebrar os prefixos para anunciar para o IX, muito
melhor!
      Em alguns casos funciona por que quem configura suas recepções de
      prefixos deveria melhorar a preferência do que vem do IX.
      Mas como tem muito tobó nesse mundo, nem sempre funciona.

E anuncia todos os /24 para os teus trânsitos COM NO-EXPORT.
(COM NO-EXPORT, esse é o tcham da parada!)

Faço isso sempre. Ajuda a melhorar a conectividade com os
prefixos do AS dos meus trânsito e resolve muitos problemas de URPF.

Até aí fica quase a mesma coisa...
Não prejudica o mundo todo, só dá uma engordadinha na tabela do teu
trânsito.
Mas traz muito benefício.

Depois disso, quando quiser dar uma pendida para algum lado, você começa a
tirar o no-export de algum prefixo /24 que lhe convier...

Nessa brincadeira, na hora de tirar o no-export de algum desses /24, tire o
no-export dos anúncios para os dois trânsitos...
Mas para o trânsito que você não quer que venha, prepende ele em 2 até 3
vezes(não mais que isso).

Não é bonito, porque isso estufa a DFZ (famoso full-routing) mas costuma
funcionar.

P.S.: "Mas Douglas, e se meu trânsito não tiver
       suporte a community de no-export?"

      Então entra em contato com ele e pede para
      que ele ajuste esses anúncios na unha toda
      vez que você precisar mexer nos teus anúncios.

      "Aaaa Douglas, mais isso não é prático! E
       nem sempre consigo falar com ele na hora."

      EXATAMENTE! Então é por isso que precisa
      parar de escolher as coisas só pelo preço e
      se aprofundar nas características técnicas do
      que você está comprando!

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação