[GTER] CGNat + Games = Desconexões

Márcio Elias Hahn do Nascimento marcio at sulonline.net
Wed May 9 11:18:28 -03 2018

Muito boas as informações, mais o foco da discussão é outro.

1 - Descaso com a implementação do IPv6.

2 - Respostas politicamente "anti-ipv6" e a favor de um protocolo com
recursos esgotados.

E reforçando o que coloquei em um e-mail anterior nesta mesma thread.

A Microsoft sim, suporta IPv6, ótimo não! Mais e os "coleguinhas" de
jogatina que estão conectados em outros ISP's que não fornecem IPv6, não
conseguem se comunicar entre sí.

Isso acaba forçando a desativação do IPv6 por parte do cliente.

Fiquei profundamente decepcionado ao ver a mensagem "SEM NAT" não
funcionar, e ter que partir para "NAT ABERTO".

Em 2018-05-09 10:16, Rogerio Mariano escreveu:

> [...]
> escreveu:
>
> Interessante é essa resposta que um cliente recebeu da PSN:
>
> *"*
> *Fulano, boa tarde!*
>
> *Primeiramente pedimos desculpas pela demora no retorno.*
>
> *Realmente a PlayStation ainda não é compatível com IPV6. Porem, seu
>
> provedor de internet tem que oferecer endereços IPV4 caso você pedir
> eles,
> ou devem oferecer uma plataforma que usa IPV4 e IPV6 ao mesmo tempo.* *No Brasil só 8% dos provedores de Internet estão usando IPV6, por
 isso a

> PlayStation ainda não esta usando IPV6. No EUA só 25% e aqui também
 ainda

> não usamos IPV6 . *
> *Todos os provedores de internet tem até o ano 2020 para mudar de IPV4
> para
> IPV6. *
> *A razão pela qual IPV6 existe, é porque os endereços de IPV4 se
> esgotaram
> e não tem mais combinações possíveis. Exemplo: 54.219.190.180.*
> *Sendo assim, a Sony não pode entrar em contato com o seu provedor..
 Eles

> que precisam cumprir o que foi determinado pela Anatel.*
>
> *Atenciosamente,*
> *Equipe de Relacionamento PlayStation*
> *Sony Computer Entertainment Brasil*
> *4003 SONY (7669) Capital e Regiões Metropolitanas, exceto Rio de
> Janeiro.*
> *0800 880 SONY (7669) Demais Localidade*
>
> *"*
>
> Att
>
> Romeu Medeiros

> marcio at sulonline.net>:
>
> E vou além!!!
>
> Um cliente nosso/colega de trabalho, foi jogar com seu Xbox novo e
 não

> conseguiu, sem passar pelo CGNAT.
>
> Analisando a situação, vi que ele estava SEM NAT, claro, por conta do
> IPv6 (coisa mais linda do mundo) que ele recebeu.
>
> Perfeito não? Seria se os colegas de jogo dele também estivessem com
> IPv6!
>
> Desativamos o IPv6 da conexão dele, ai ele passou a ficar com Nat Aberto (em IPv4) e tudo funcionou.
>
> Só mais um obstáculo para a implantação do IPv6 na pior camada da
 rede

> (clientes).
>
> Em 2018-05-08 15:13, Alexandre Guimaraes escreveu:
>
> Acho isso um problema....  saber se o cliente joga ou não.
>
> Digamos que 90% jogue online, e ae?
>
> Vale a mesma coisa para CCTV...
>
> Vale um estudo mais aprofundado na tecnologia e  casos de uso,
 visto

 davi at alphaconecta.psi.br>

> escreveu:
> Boa tarde Lucas,
>
> Verifique se os clientes que estão tendo esse problema estão todos
 na

> mesma saída do CGNAT, apenas para confirmar.
> Mas, dado ao que você repassou, bem provável que sua conexão com o
 servidor está sendo recusada por está respondendo em um endereço
diferente

> ao esperado pelo servidor ou por que seu IP foi bloqueado no
 servidor.

> A recomendação é que, sempre que possível, Clientes de jogos
 fiquem

> fora do CGNAT, ou que o CGNAT deles seja diferenciado.
> Na lista já tem alguns tópicos similares, você pode dar uma lida
 neles.

> Atenciosamente,
>
> Davi Nunes de Melo Cahet
>
> Supervisor Geral
>
> davi at alphaconecta.psi.br
>
> 82 9.9300-0000 (VIVO)
>
> N.O.C. - Alpha Conecta LTDA
>
> noc at alphaconecta.psi.br
>
> Alpha Conecta LTDA    - Unidade Arapiraca [Matriz]
>
> www.alphaconecta.psi.br [2] [1 [2]]
>
> 82 3522-3430      |      82 9.9633-5145 (TIM)
>
> R. Dois de Fevereiro, 447 - Brasília, Arapiraca - AL, 57313-060
 <https://maps.google.com/?q=R.+Dois+de+Fevereiro,+447+-+
Bras%C3%ADlia,+Arapiraca+-+AL,+57313-060&entry=gmail&source=g>

 lt;ljbernardi at gmail.com> wrote ----

 o A10

> Thunder TH1040.
>
> Jogos como League Of Legends (LoL) e jogos da Blizzard, como Heart
 Stone,

 algum

> problema com esses ou outros jogos atrás de CGNat?
>
> Obs.: Capturando os pacotes no cliente percebo que o reset da
 conexão

> vem
> do servidor.
>
> Desde já agradeço a atenção.
>
> *Lucas José Bernardi*
>
> São Lourenço do Oeste - SC
>
> Empire Telecom

> Esta mensagem, incluindo seus anexos, tem caráter confidencial e
 seu

> conteúdo é restrito ao destinatário da mensagem. Caso você tenha recebido esta mensagem por engano, queira por favor retorná-la ao
 destinatário e

> apagá-la de seus arquivos. Qualquer uso não autorizado, replicação ou
> disseminação desta mensagem ou parte dela é expressamente proibido. O autor não é responsável pelo conteúdo ou a veracidade desta informação.

Att

Márcio Elias Hahn do Nascimento

Links:
------
[1] http://www.alphaconecta.psi.br

(48) 8469-1819 / 3524-0700 - marcio at sulonline.net
INOC-BR: 52977*100
GERÊNCIA DE RECURSOS DE TIC - Sul Internet [3]

 [3]

Links:
------
[1] http://www.gaikai.com