[GTER] CGNat + Games = Desconexões

Rogerio Mariano rsouza.rjo at gmail.com
Wed May 9 10:16:37 -03 2018

Caros Colegas,

Toda vez que quiserem utilizar uma referência em detrimento a prefixos para
tratar problemas na PSN ou qualquer cisão na rede da PlayStantion/Sony
vocês podem utilizar as seguintes informações:

* Lembrando, o ASN da PlayStation é o AS33353 e a empresa que cuida é a
Gaikai, Inc - www.gaikai.com (que é uma divisão da Sony que cuida da PSN e
fica em Aliso Viejo na California)

https://www.peeringdb.com/net/3347

https://bgp.he.net/AS33353

http://irrexplorer.nlnog.net/search/33353

https://radar.qrator.net/as33353

 A Gaikai é a empresa que controla a Sony Cloud Gaming Engineering and
Infrastructure (CGEI) onde esta a PSN.

*Vejo sempre muitas reclamações aqui sobre problemas com a PSN. O fato
atinente é que o AS33353 ou Gaikai não tem nenhuma Private Peering
Facilities ou "Interconexão" na America Latina ou Caribe. A Gaikai não é
uma empresa brasileira ou constituída aqui, portanto vocês acessam o
serviços dela lá fora.*

 Ou seja, não estão em nenhum ponto do IX.br ou qualquer outro empresa da
Interconexão (exemplo, Equinix) por aqui ou na nossa região (pelo ao menos
ainda).

Eles estão nos EUA (em vários IXPs e Facilities), Reino Unido
(Londres/LINX),  Japão (Toquio/JPIX), Alemanha (DE-CIX) e França
(France-IX) somente.

Infelizmente, o contato é "queixo-duro", mas acredito que isso seja ainda
uma política da empresa. Torcemos para que eles melhorem.

Abaixo uma resposta feita pelo Gerente de Chris Costa em um trabalho
conjunto, onde indaguei a ele sobre esses problemas.

<https://www.linkedin.com/in/ccosta92630/>

"Hi Rogerio,

I've been doing well, thanks. Hope you are too. As you may know,
CGEI/AS33353 is the backbone for Sony's Playstation Now cloud game
streaming service. Today, this is a separate network from other Playstation
services like CDN download, etc. We are positioning ourselves, though,
within Sony to take on more network services and we should see development
in that in the future. Since the PSNow service is an extremely latency
sensitive application, we only connect to those IX's where we have content
that can reach the customer within those constraints. We currently have
datacenters in North America and Europe. When we expand into South America
is when we would look at the IX locations you mentioned."

Att,

Rogerio Mariano