[GTER] CGNat + Games = Desconexões

Rogerio Mariano rsouza.rjo at gmail.com
Wed May 9 11:41:26 -03 2018


Olá Marcio,

Eu trouxe as informações apenas para ampliar a visão do debate, mas em
termos simples, o que acontece é: a Gaikai não está nem aí e vai continuar
dessa maneira até que eles entendam que o seu road-map esteja pronto para
ir para IPv6 (sem levar em conta o que o usuário final da PSN pensa ou
não).  Uma mancada para uma empresa do tamanho do grupo da Sony, que
inclusive já foi pressionada por outros grupos por isso, mas ela não liga,
segue o que entende ser certo na sua concepção, e por fim acaba que do lado
do usuário fica a reclamação e do provedor o "mico" na mão. Resumo: murro
em ponta de faca, inclusive o debate desta thread.

Saudações,

RM


Em 9 de maio de 2018 11:18, Márcio Elias Hahn do Nascimento <
marcio at sulonline.net> escreveu:

> Muito boas as informações, mais o foco da discussão é outro.
>
> 1 - Descaso com a implementação do IPv6.
>
> 2 - Respostas politicamente "anti-ipv6" e a favor de um protocolo com
> recursos esgotados.
>
> E reforçando o que coloquei em um e-mail anterior nesta mesma thread.
>
> A Microsoft sim, suporta IPv6, ótimo não! Mais e os "coleguinhas" de
> jogatina que estão conectados em outros ISP's que não fornecem IPv6, não
> conseguem se comunicar entre sí.
>
> Isso acaba forçando a desativação do IPv6 por parte do cliente.
>
> Fiquei profundamente decepcionado ao ver a mensagem "SEM NAT" não
> funcionar, e ter que partir para "NAT ABERTO".
>
> Em 2018-05-09 10:16, Rogerio Mariano escreveu:
>
> > Caros Colegas,
> >
> > Toda vez que quiserem utilizar uma referência em detrimento a prefixos
> para
> > tratar problemas na PSN ou qualquer cisão na rede da PlayStantion/Sony
> > vocês podem utilizar as seguintes informações:
> >
> > * Lembrando, o ASN da PlayStation é o AS33353 e a empresa que cuida é a
> > Gaikai, Inc - www.gaikai.com [1] (que é uma divisão da Sony que cuida
> da PSN e
> > fica em Aliso Viejo na California)
> >
> > https://www.peeringdb.com/net/3347
> >
> > https://bgp.he.net/AS33353
> >
> > http://irrexplorer.nlnog.net/search/33353
> >
> > https://radar.qrator.net/as33353
> >
> > A Gaikai é a empresa que controla a Sony Cloud Gaming Engineering and
> > Infrastructure (CGEI) onde esta a PSN.
> >
> > *Vejo sempre muitas reclamações aqui sobre problemas com a PSN. O fato
> > atinente é que o AS33353 ou Gaikai não tem nenhuma Private Peering
> > Facilities ou "Interconexão" na America Latina ou Caribe. A Gaikai não é
> > uma empresa brasileira ou constituída aqui, portanto vocês acessam o
> > serviços dela lá fora.*
> >
> > Ou seja, não estão em nenhum ponto do IX.br ou qualquer outro empresa da
> > Interconexão (exemplo, Equinix) por aqui ou na nossa região (pelo ao
> menos
> > ainda).
> >
> > Eles estão nos EUA (em vários IXPs e Facilities), Reino Unido
> > (Londres/LINX),  Japão (Toquio/JPIX), Alemanha (DE-CIX) e França
> > (France-IX) somente.
> >
> > Infelizmente, o contato é "queixo-duro", mas acredito que isso seja ainda
> > uma política da empresa. Torcemos para que eles melhorem.
> >
> > Abaixo uma resposta feita pelo Gerente de Chris Costa em um trabalho
> > conjunto, onde indaguei a ele sobre esses problemas.
> >
> > <https://www.linkedin.com/in/ccosta92630/>
> >
> > "Hi Rogerio,
> >
> > I've been doing well, thanks. Hope you are too. As you may know,
> > CGEI/AS33353 is the backbone for Sony's Playstation Now cloud game
> > streaming service. Today, this is a separate network from other
> Playstation
> > services like CDN download, etc. We are positioning ourselves, though,
> > within Sony to take on more network services and we should see
> development
> > in that in the future. Since the PSNow service is an extremely latency
> > sensitive application, we only connect to those IX's where we have
> content
> > that can reach the customer within those constraints. We currently have
> > datacenters in North America and Europe. When we expand into South
> America
> > is when we would look at the IX locations you mentioned."
> >
> > Att,
> >
> > Rogerio Mariano
> >
> > Em 9 de maio de 2018 09:13, Romeu Medeiros <medeiros at medeiros.eng.br>
> > escreveu:
> >
> > https://www.reclameaqui.com.br/playstation-brasil-oficial/
> > ipv6-e-playstation-4_z3ZaYmj7_QCVdroH/
> >
> > https://www.reclameaqui.com.br/playstation-brasil-oficial/
> > problema-com-ipv6_q0p-VI9GQ-7kXMjr/
> >
> > Em qua, 9 de mai de 2018 às 09:10, Romeu Medeiros <
> > medeiros at medeiros.eng.br>
> > escreveu:
> >
> > Sim eh da Sony, eu tbm achei que era brincadeira
> >
> > No reclamante aqui tem várias pessoas com essa mesma resposta padrão da
> > Sony.
> >
> > Att
> >
> > Em qua, 9 de mai de 2018 às 09:03, Douglas Fischer <
> > fischerdouglas at gmail.com> escreveu:
> >
> > PELO AMOR DOS MEUS FILHINHOS!
> >
> > Son of a Beach!
> > Ponta que Partiu!
> >
> > Cara, um e-mail cretino como esse disseminado no meio Gamer(Facebook,
> > Whatsapp, etc) tem um efeito negativo DEVASTADOR!
> >
> > Agora todo Gamer vai agir com "Meu sobrinho NouAlldo" e vai sair de
> > modem-em-modem desabilitando IPv6.
> >
> > O efeito negativo disso pode significar o equivalente a 2-3 anos de
> > trabalho no fomento do IPv6.
> >
> > Uma coisa é a Sony não estar com suas aplicações e sua rede preparada
> > para IPv6.
> > Outra muito diferente é eles emitirem um comunicado como esse.
> >
> > Chego a desconfiar que isso tenha realmente partido de alguém da SONY.
> >
> > @Romeu, consegue validar a origem desse e-mail?
> > Se conseguir o e-mail original com os headers originais(encaminhado como
> > anexo) seria excelente.
> >
> > Se isso for verdade, sugiro que algum representativo estabeleça contato
> > com a equipe técnica da Sony a esse respeito.
> >
> > Em 8 de maio de 2018 23:36, Romeu Medeiros <medeiros at medeiros.eng.br>
> > escreveu:
> >
> > Interessante é essa resposta que um cliente recebeu da PSN:
> >
> > *"*
> > *Fulano, boa tarde!*
> >
> > *Primeiramente pedimos desculpas pela demora no retorno.*
> >
> > *Realmente a PlayStation ainda não é compatível com IPV6. Porem, seu
> >
> > provedor de internet tem que oferecer endereços IPV4 caso você pedir
> > eles,
> > ou devem oferecer uma plataforma que usa IPV4 e IPV6 ao mesmo tempo.*
> *No Brasil só 8% dos provedores de Internet estão usando IPV6, por
>  isso a
>
> > PlayStation ainda não esta usando IPV6. No EUA só 25% e aqui também
>  ainda
>
> > não usamos IPV6 . *
> > *Todos os provedores de internet tem até o ano 2020 para mudar de IPV4
> > para
> > IPV6. *
> > *A razão pela qual IPV6 existe, é porque os endereços de IPV4 se
> > esgotaram
> > e não tem mais combinações possíveis. Exemplo: 54.219.190.180.*
> > *Sendo assim, a Sony não pode entrar em contato com o seu provedor..
>  Eles
>
> > que precisam cumprir o que foi determinado pela Anatel.*
> >
> > *Atenciosamente,*
> > *Equipe de Relacionamento PlayStation*
> > *Sony Computer Entertainment Brasil*
> > *4003 SONY (7669) Capital e Regiões Metropolitanas, exceto Rio de
> > Janeiro.*
> > *0800 880 SONY (7669) Demais Localidade*
> >
> > *"*
> >
> > Att
> >
> > Romeu Medeiros
> >
> > 2018-05-08 17:04 GMT-03:00 Márcio Elias Hahn do Nascimento <
> > marcio at sulonline.net>:
> >
> > E vou além!!!
> >
> > Um cliente nosso/colega de trabalho, foi jogar com seu Xbox novo e
>  não
>
> > conseguiu, sem passar pelo CGNAT.
> >
> > Analisando a situação, vi que ele estava SEM NAT, claro, por conta do
> > IPv6 (coisa mais linda do mundo) que ele recebeu.
> >
> > Perfeito não? Seria se os colegas de jogo dele também estivessem com
> > IPv6!
> >
> > Desativamos o IPv6 da conexão dele, ai ele passou a ficar com Nat Aberto
> (em IPv4) e tudo funcionou.
> >
> > Só mais um obstáculo para a implantação do IPv6 na pior camada da
>  rede
>
> > (clientes).
> >
> > Em 2018-05-08 15:13, Alexandre Guimaraes escreveu:
> >
> > Acho isso um problema....  saber se o cliente joga ou não.
> >
> > Digamos que 90% jogue online, e ae?
> >
> > Vale a mesma coisa para CCTV...
> >
> > Vale um estudo mais aprofundado na tecnologia e  casos de uso,
>  visto
>
> > que inúmeras operadoras usam.... os próprios fabricantes podem te apoiar
> nosso.
> > att
> > Alexandre
> >
> > Em 8 de mai de 2018, à(s) 13:36, Davi Nunes <
>  davi at alphaconecta.psi.br>
>
> > escreveu:
> > Boa tarde Lucas,
> >
> > Verifique se os clientes que estão tendo esse problema estão todos
>  na
>
> > mesma saída do CGNAT, apenas para confirmar.
> > Mas, dado ao que você repassou, bem provável que sua conexão com o
>  servidor está sendo recusada por está respondendo em um endereço
> diferente
>
> > ao esperado pelo servidor ou por que seu IP foi bloqueado no
>  servidor.
>
> > A recomendação é que, sempre que possível, Clientes de jogos
>  fiquem
>
> > fora do CGNAT, ou que o CGNAT deles seja diferenciado.
> > Na lista já tem alguns tópicos similares, você pode dar uma lida
>  neles.
>
> > Atenciosamente,
> >
> > Davi Nunes de Melo Cahet
> >
> > Supervisor Geral
> >
> > davi at alphaconecta.psi.br
> >
> > 82 9.9300-0000 (VIVO)
> >
> > N.O.C. - Alpha Conecta LTDA
> >
> > noc at alphaconecta.psi.br
> >
> > Alpha Conecta LTDA    - Unidade Arapiraca [Matriz]
> >
> > www.alphaconecta.psi.br [2] [1 [2]]
> >
> > 82 3522-3430      |      82 9.9633-5145 (TIM)
> >
> > R. Dois de Fevereiro, 447 - Brasília, Arapiraca - AL, 57313-060
>  <https://maps.google.com/?q=R.+Dois+de+Fevereiro,+447+-+
> Bras%C3%ADlia,+Arapiraca+-+AL,+57313-060&entry=gmail&source=g>
>
> > ---- On Ter, 08 mai 2018 11:54:03 -0300 Lucas José Bernardi &
>  lt;ljbernardi at gmail.com> wrote ----
>
> >> Bom dia pessoal.
> >>
> >> Estou com um problema quanto a alguns jogos atrás de CGNat, usamos
>  o A10
>
> > Thunder TH1040.
> >
> > Jogos como League Of Legends (LoL) e jogos da Blizzard, como Heart
>  Stone,
>
> >> ficam desconectando. Gostaria de saber se tiveram ou estão tendo
>  algum
>
> > problema com esses ou outros jogos atrás de CGNat?
> >
> > Obs.: Capturando os pacotes no cliente percebo que o reset da
>  conexão
>
> > vem
> > do servidor.
> >
> > Desde já agradeço a atenção.
> >
> > *Lucas José Bernardi*
> >
> > São Lourenço do Oeste - SC
> >
> > Empire Telecom
> >
> > --
> >
> > gter list https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
> >
> > Esta mensagem, incluindo seus anexos, tem caráter confidencial e
>  seu
>
> > conteúdo é restrito ao destinatário da mensagem. Caso você tenha
> recebido esta mensagem por engano, queira por favor retorná-la ao
>  destinatário e
>
> > apagá-la de seus arquivos. Qualquer uso não autorizado, replicação ou
> > disseminação desta mensagem ou parte dela é expressamente proibido. O
> autor não é responsável pelo conteúdo ou a veracidade desta informação.
> > --
> > gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter --
> > gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>
> --
> Att
>
> Márcio Elias Hahn do Nascimento
>
> Links:
> ------
> [1] http://www.alphaconecta.psi.br
> --
> gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>  --
> gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>
> --
> Douglas Fernando Fischer
> Engº de Controle e Automação
>  --
> gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>  --
> gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>
> --
> Att
>
> Márcio Elias Hahn do Nascimento
> (48) 8469-1819 / 3524-0700 - marcio at sulonline.net
> INOC-BR: 52977*100
> GERÊNCIA DE RECURSOS DE TIC - Sul Internet [3]
>
>  [3]
>
> Links:
> ------
> [1] http://www.gaikai.com
> [2] http://www.alphaconecta.psi.br
> [3] http://www.sulinternet.net
> --
> gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>



More information about the gter mailing list