[GTER] Open Compute Project - Especificação Licitação

Shine eshine at gmail.com
Thu Mar 15 12:52:18 -03 2018

Ahn, agora entendi seu ponto: switches "usuais - de datacenter".
Concordo que existem vários modelos e fabricantes, assim como existem
vários modelos e aplicações para os demais campos de redes.
Mas existem linhas de switches datacenter e aí é possível haver uma pré
seleção. Fazendo um exercício:
- whiteboxes: switches que são ONIE e usam um sistema operacional pré
carregado com opção para troca por outros, por exemplo Cumulus Linux, ONL,
Pica8, BigSwitch. Ou podem até usar sistemas operacionais in-house (FBOSS é
um exemplo).
- brand: os switches tradicionais conhecidos no mercado.
- branded whitebox ou "britebox": switches de fabricantes tradicionais com
suporte a ONIE, ou seja há a opção de não se usar o software do fabricante.

Sobre o OCP, me parece ser ainda mais voltado para uma arquitetura geral
(armazenamento, processamento, rede) do que algo especializado em rede
mesmo.
Do ponto de vista comercial acho que o mais difícil não é barrar os
fabricantes tradicionais. Abra o suficiente para whitebox e todos eles
declinarão.
Agora selecionar entre os whiteboxes já é algo mais complexo, especialmente
se for switch topo de rack. Não é algo comum no mercado abrir tanto para o
whitebox e usar sistemas carregados à parte, existem alguns desafios que
precisam ser abordados:
- alguns softwares de switch são por assinatura
- muitas vezes a linguagem não é familiar, o que acaba trazendo um
desconforto. Um profissional pode aprender a linguagem, mas vários é um
ponto a ser considerado. Aqui acho que dar preferência a equipamentos com
suporte a uma linguagem comum (por exemplo http://www.openconfig.net/)
seria providencial, assim como ter algo com suporte a DevOps (por exemplo
recomendar que tenha um plugin no Ansible Galaxy).
- fazer troubleshooting nesse sistema exige uma capacitação específica do
profissional de operação e não é conhecimento comum.
- essas soluções tendem a ter muito menos funcionalidades de protocolos de
redes em relação aos fabricantes tradicionais. A questão é se essas
funcionalidades são necessárias de fato na sua rede.