[GTER] Open Compute Project - Especificação Licitação

Roberto Alcântara roberto at eletronica.org
Tue Mar 13 09:04:16 -03 2018

Douglas, na analise da viabilidade do estudo técnico preliminar [1] eu
entendo que deve constar a razão pela escolha deste "padrão".  Se você tem
uma boa  razão para usar este "grupo" de tecnologias e existem competidores
para oferecer os produtos, não vejo problemas.

Em outras palavras, o estudo técnico preliminar deve deixar claro ao leitor
porque um switch "usual" do mercado não atende a sua demanda técnica. Sem
isso é provável alguém tentar impugnar o edital alegando direcionamento (e
ele estará correto, mesmo que não seja para apenas um fabricante). Outro
problema que pode existir é a oferta desses produtos no Brasil, o que pode
ser um limitador importante antes mesmo do processo sair (levantamento de
preços).

Sinceramente? Eu não tentaria algo do tipo, por dois motivos. Primeiro eu
conheço muito pouco sobre os benefícios de SDN* em ambientes relativamente
pequenos e não tenho justificativa técnica (se ela existe, está superado).
Segundo porque a lista de fabricantes/modelos para ativos de rede me
pareceu muito limitada. Isso vai fazer com que o processo, se andar,
diminua muito os participantes do pregão e eventualmente obrigue um
participante a trabalhar com um produto que não é usual do mercado
nacional, o que se vai se traduzir em em elevado custo ao erário.

No fim se resume a forte justificativa técnica. Se ela existe e compensa o
custo em $$$, manda ver. Mas a dificuldade de especificar um switch
"tradicional" não pode ser a razão da escolha, na minha opinião.

abs,
  - Roberto

* Posso estar enganado mas SDN parece ser o "mote" do projeto
OpenCompute-Networking

[1]
https://www.governoeletronico.gov.br/eixos-de-atuacao/governo/sistema-de-administracao-dos-recursos-de-tecnologia-da-informacao-sisp/ncti-nucleo-de-contratacoes-de-tecnologia-da-informacao/in-4-instrucao-normativa-mp-slti-no-4-2014