[GTER] Liberação de portas residencial

Vanderson vandersonrescom at gmail.com
Thu Jun 14 03:28:23 -03 2018

Boa noite,

Voltando a discussão da lista, tirei um CNPJ e assinei duas linhas de
duas operadoras diferentes. vou citar apenas o exemplo de uma das
operadoras, mas na outra não mudou quase nada também do residencial pro
empresarial, e o que mudou nessa operadora foi o seguinte:

Internet residencial - Valor do IP dinâmico: nenhum adicional

UP/DOWN/IP/Portas

10 Mbps/0,5Mbps/Dinâmico por PPPoE (login é aquele: oi at oi, oioi)/TEM
restrição de portas: 80,21,23,25,3128 fechadas.

Internet empresarial - Valor do IP FIXO: 50 reais a mais na fatura

UP/DOWN/IP/Portas

10 Mbps/0,5Mbps/FIXO por PPPoE (login é: SCOS e um monte de números que
não vou citar, numero de telefone)/Não tem restrição de portas.

Ou seja, isso é puramente MERCADOLÓGICO, não faz diferença tecnicamente
se uma operadora ofertar internet com IP fixo ou não, e detalhe: com IP
fixo você tem as 65535 portas abertas SEM SOLICITAÇÃO ADICIONAL PRA
ABERTURA, dá até pra fazer um servidor de e-mails próprio. internet
residencial com IP dinâmico não, é sempre uma frescura de que "ah não
pode abrir portas por questão de segurança" o que eu discordo
completamente, e mais um detalhe: IP fixo é só pra empresas, o que eu
acho um absurdo enorme, clientes residenciais deveriam ter direito a
contratar IP fixo também, visto que o valor da internet
residencial/empresarial ficaria quase igual para ambos.

Qualidade da internet é a mesma. a diferença é só o IP que no
empresarial pode ser fixo e as portas que são todas liberadas no IP
fixo, do mais, tecnicamente é a mesma coisa. aqui a operadora
reaproveitou até o mesmo cabo do residencial pro empresarial e
reaproveitou até o modem.

Operadoras, parem de frescura e de fazer reserva de mercado usando
questão técnica pra justificar a reserva de mercado.

Att,

Vanderson