[GTER] Liberação de portas residencial

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Tue Jun 12 21:56:28 -03 2018

Tem sim, o Marco Civil da Internet.

O Artigo 9 que trata da Neutralidade diz que o provedor não pode
"discriminar o tráfego por conteúdo, origem e destino, serviço, terminal
ou aplicação. Veja bem "serviço e aplicação" !. A única exceção e que
por sinal está devidamente regulamentada no Decreto de Regulamentação
posterior à Lei é o bloqueio de portas para evitar Spam e outros que não
vem ao caso para este tópico.

Para bloquear as portas entrantes padrão ele precisa analisar até mesmo
a porta de destino do pacote direcionado ao seu IP e tomar uma decisão
em cima daquilo que é de bloquear. Desta forma ele está discriminando o
seu tráfego.

Faz parte do acesso à internet também poder ter conexões entrantes
inclusive em conexão residencial. Não vejo nenhum problema legal de
alguém querer hospedar algo em casa, desde servidores de arquivos
pessoais, DVRs ou câmeras ou uma babá eletrônica por exemplo. E também
da pessoa desejar se conectar à esses equipamentos através das portas
padrão comumente bloqueadas.

Muitos provedores que fazem isso com o intuito de diferenciar o serviço
prestado de um Dedicado ou Empresarial ou ainda tentar vender um IP
fixo, mas o caso é que existem outras formas mais legítimas para
diferenciação desses tipos de produtos como: Ter um canal de atendimento
diferenciado, um SLA maior, velocidades de Upload maiores ou simétricas,
etc.

Recomendo enviar inicialmente uma Notificação Extrajudicial que pode ser
feita em qualquer cartório e se houver negativa por parte da empresa
existem outras opções legais que você pode lançar mão. Não esqueça de
compartilhar o resultado conosco.

Fernando