[GTER] Distribuição IPV6 Concentradores PPPoE

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Fri Jul 13 11:31:47 -03 2018

 Eu aproveito a deixa para trazer em pauta uma questão que sempre enfrento,
e especialmente com MK.

Mesmo com IPv4 a ideia de pré-alocar um bloco maior e efetivamente entregar
um bloco menor sempre foi uma boa prática.
Tenho certeza que muitos aqui tiveram a graça de receber um 2º /22 contíguo
ao /22 do primeiro pedido(isso quando ainda era possível).

Os tamanhos das máscaras em sí eu não vou entrar no mérito, tem muito
bochicho sobre isso.
Vou só exemplificar:

Separa o um /44(só exemplo) para seu concentrador, e quebra ele de /56 em
/56.
E só entrega pelo PD o primeiro /60 de cada um desses /56.
Nesse caso, se o cliente precisar mais que 8 /64, você muda para esse
cliente de /60 para /59, /58, e etc...

Como o senhores encararam essa sugestão?
Alguém já implementa dessa forma?

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação