[GTER] Distribuição IPV6 Concentradores PPPoE

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Thu Jul 12 21:57:13 -03 2018

Eu diria que um /44 pra cada concentrador é muita coisa, a não ser que sua
base de clientes seja muito grande.

Dependendo do caso colocaria quantos /48's forem necessários pra cada
concentrador.

Outra coisa que eu particulamente prefiro é entregar /60 ao invés de /56
pois além de /60 ser capaz de subdividir-se em 16 redes distintas cabem
4096 /60 dentro de um /48 ao invés de apenas 256 no caso do /56.

Nada contra quem distribui /56 mas eu não vejo nenhum razão forte para que
continue sendo /56 dada a remota possibilidade de que qualquer cliente irá
precisar ou utilizar mais do que algumas poucas redes atras da sua CPE.

Em casos justificados pode-se sempre entregar um /48 direto pra um cliente
que necessite e diria que nesse caso ele seria mais um perfil de cliente
Dedicado ou Corporarivo do que Residencial para autenticar no PPPoE padrão.

Fernando