[GTER] CGNAT - Opções

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Fri Jan 19 00:42:49 -02 2018

Esta legal o seu cenário. Eu particularmente também prefiro esse cenário
de reservar um range de portas e diminuir os logs.
4000 portas ta legal, mas se você tem Dual Stack já que alivia o trafego
Nateado em IPv4-only da pra diminuir mais tranquilamente e consolidar em
menos endereços IPv4 públicos.

Acho que já foi dito em outros emails, mas não precisa fazer NAT da
range 100.64.0.0/10 se o destino for dentro do seu backbone.

De resto da pra scriptar isso para subir outras caixas e escalar mais
rapidamente ou se for uma opção tentar fazer o controle de banda na ONU
ou porta do switch e tirar esse peso da CCR.

Fernando Frediani