[GTER] CGNAT - Opções

Márcio Elias Hahn do Nascimento marcio at sulonline.net
Fri Jan 19 11:29:38 -02 2018

Fernando, já não faço nat para tráfego do bloco 100.64.0.0/10 quando for
comunicação intra-as.

Teve um colega que mencionou uma CCR1072 escalando a 9Gbps com CGNAT.

Teria como dar uma ideia de como está usando isso?

Por exemplo, para um /24 público, uso um /20 do bloco 100.64.0.0/10, e
para isso lá se vão mais de 12k regras de nat (usando jumps para aliviar
a cpu, e de fato alivia).

Em uma CCR1036 com aproximadamente 2G de tráfego, a CPU não ultrapassa
os 10%, mesmo assim tenho tido algumas reclamações nas quais constatei
que um teste básico de velocidade de planos maiores utilizando CGNAT não
chegava na totalidade.

Sem nenhuma alteração na estrutura, apenas fornecendo um IP público para
o cliente o desempenho do plano foi a 100%.

Ai fiquei realmente curioso sobre a implementação do colega com a 1072.
Se puder dar mais detalhes.

Att

Márcio Elias Hahn do Nascimento