[GTER] ISP sem suporte a IPv6 e outros problemas...

Fábio Rodrigues Ribeiro listas at farribeiro.com.br
Sat Feb 17 21:53:19 -02 2018


Buenas,

Um relato realmente looooongo

Aqui o pessoal, poderia te auxiliar como proceder junto com seu ISP, a
solução do problema DO ISP de falta de conectividade a alguns destinos,
ou seja se infraestrutura. Agora se necessitas saber quais players para
cliente final, aí não sei te falar..

Por incrível que pareça, temos um CoC muuitoooooo aberto, ou
inexistente. Nas listas gerida pelo NIC se encontra aqui, por exemplo:

https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter


Em 17-Feb-18 14:21, Umgeher Torgersen escreveu:
> Boas!
> 
> Meu primeiro email na lista[0], caso eu escreva algo que viole o
> **CoC**[1] ( Code of Conduct ) ou o portugues ( nao e' minha lingua
> principal ) adianto desculpas e peco paciencia.
> 
> ## tl;tr
> 
> Vivo em Campos do Jordao, Sao Paulo. Fiz um software estranho que e'
> meu principal income hoje. Meu ISP me deixa offline de 01.00h a 01.20h
> todo dia, alem de ter erro em routes com maquinas localizadas nos
> USA. E nao me oferece IPv6 para facilitar minha vida e talvez acabar
> com alguns gargalos que tenho hoje.
> 
> Estou super disposto a encontrar outro ISP que me deixe
> feliz. Indicacoes?
> 
> ## background
> 
> Eu vivo hoje em Campos do Jordao, Sao Paulo. Estou aqui a um pouco
> mais de 1 ano. E aqui eu encontrei apenas dois ISP, Vivas Network[2] e
> Mastercabo[3]. Meu plano original era ter 3 ou 4 links aqui em casa,
> porem apenas a Vivas Network me atendeu de fato.
> 
> ### mastercabo
> 
> Se alguem da lista trabalha nesta empresa, por favor me explique o que
> passa.
> 
> Eu entrei em contato com o departamento de vendas em 24.03.2017
> e me mandaram um boleto inicial ( nao lembro o valor, porem era baixo
> ) e que em ate' 5 dias o tech guy iria instalar o equipamento de
> **radio** ( pelo o que eu entendi, eles operam aqui apenas com radio
> ). Ate' hoje esse tech guy nao apareceu e a cada 10 dias alguem do
> departamento comercial me liga para saber se eu estou a gostar da
> qualidade do sinal e se eu quero aumentar o plano. A ponto de colocar
> o telefone desta empresa na minha blacklist.
> 
> Sem duvidas o **pior** atendimento/servico que ja' tive na minha vida.
> 
> ### vivas network
> 
> Essa empresa pertece a um grupo chamado 76 telecom[4].
> 
> No primeiro mes me ofereceram um radio por nao ter fibra em minha
> local. Paguei para ter a fibra no meu local sem problemas
> nenhum. Demorou quase 3 meses para toda a operacao fibra acontecer,
> acredito que a fibra veio de algum lugar bem distante por causa
> disso.
> 
> Tudo ok pos instalacao, IPv4 fixo, perda de pacotes quase nula 100% do
> tempo, como deveria acontecer.
> 
> Porem depois de alguns dias utilizando o **QoS** caiu, mas caiu
> muito. Meus principais problemas:
> 
> 1. PPPoE desconectando a cada 3 horas exatamente. Fico de 5 minutos a
> 10 sem conectividade nenhuma. Nao importa o que eu faco do meu lado.
> 
> 2. Chuva. Toda vez que chove nesta cidade ( o que e' super normal
> acontecer, posso dizer que a cada 7 dias, 3 deles e' com chuva ) a
> minha connection fica de 1/2 a 1/4 da qualidade que contratei. Quando
> nao cai totalmente e fico de 10m a 30m sem conectividade nenhuma.
> 
> 3. Routes. Esse e' o problema final. A maioria dos meus clientes e
> funcionarios nao estao localizados no Brasil. Por causa disso eu
> preciso conectar em servidores localizados fora do Brasil o tempo
> todo. Para contexto... Tenho 4 linhas voip fora do brasil, nosso
> sistema de chat e' externo ( IRC OFTC ), servidores que rodam nodes do
> meu sistema e outras pequenas coisas que estou a mais de 8 dias sem
> acesso porque meu ISP nao consegue fechar route para la'. OK, pode nao
> ser o meu ISP mas alguem no caminho, porem acredito que seja de
> responsabilidade do meu ISP ( estou errado? ).
> 
> ** Exemplos de locais que estou sem route **
> 
> 104.16.58.5
> 52.167.219.168
> 204.2.156.0/23 ( sim essa faixa de ip toda )
> 207.192.72.99
> 
> 4. Suporte e' uma piada de mal gosto. Toda vez que eu falo com o
> suporte, alem de esperar quase 20 minutos para ser atendido por uma
> pessoa, toda solucao deles e' mandar um tech guy em minha local. O que
> para mim, claramente nao vai resolver em nada ( ou eu estou maluco?
> ). Alias ja' enviaram dois pessoas diferentes e eles mal conheciam
> nada do que utilizo, o que nao e' dificil, FreeBSD em tudo. Ou seja,
> falaram varios pontos que nao tinham nenhum fundamento ( exemplo,
> meu cabo rj45 do media converter estava gasto, por isso nao estava
> conectando no servidor dos USA... Sim e' esse nivel que estou a
> enfrentar a um ano... ).
> 
> Mas ok, nao adianta jogar pedra apenas. Existe um manager de suporte
> que consegui contato a 8 dias. Ricardo ( talvez ele esteja na lista
> ). Foi o unico pessoa que nao me tratou como retardado ou fez perder
> meu tempo. E pelo visto ele esta' a tentar correr atras do erro de
> route que falei para ele. ( Mas se voce estiver lendo esse email
> Ricardo, apertar reply no Outlook 16.0 que voce usa nao e' muito
> dificil. Obrigado. )
> 
> ### meus outros links
> 
> Eu tenho mais " 3 links ", todos sao modens 3g/4g de diferentes
> operadoras ( por isso falei  " links " ). Porem eles nao apresentam
> nenhum dos problemas que citei do ISP **Vivas Network**, mesmo o
> problema " chuva ". O que me deixa **super puto** da
> vida. Basicamente:
> 
> ```
> Se seu servico de " fibra " vai perder para modem 3g, voce vai empatar
> com quem?
> ```
> 
> ## origem do mal
> 
> Meu principal income e' do meu software que criei a alguns anos. Ele
> e' 100% distribuido e tem duas " partes ". Client e o Server.
> 
> ### client
> 
> Escrito em **Clojure** ( **jvm** e **fx** ) ele conecta no **Server**
> via **TCP**, super normal. Onde o operador vai fazer todo o trabalho
> dele.
> 
> ### server
> 
> Escrito em **Erlang**, ele serve uma **API** em **TCP** e outra em
> **UDP**. A **TCP** e' para uso dos **Clients**, normal e simples.
> 
> Agora a **UDP** e' um pouco mais divertida. Todo **Server** ( cada
> **office** que utiliza meu software tem um ou mais, depende do que
> eles querem ) conecta com outro **Server** via essa **API UDP**. Eles
> por padrao fazem uso de 1/4 do recurso do **Server** para **hospedar**
> e **processar** dados de outros **Servers**. Sem **masters**. Toda a
> operacao de sync entre eles e' em tempo real. Pensem em DHT e
> Blockchain que vai dar a base do que o sistema faz.
> 
> ### IPv6
> 
> Esse e' o motivo de eu querer IPv6 em minha estrutura. Nao sou expert
> em redes como a maioria aqui deve ser, porem acredito que IPv6 vai
> trazer melhorias no meu ambiente. Alias, 3 clientes meus, apenas tem
> saida IPv6, para o sync do meu node ficar completo ele tem de esperar
> fazer o sync em outro cliente que tem saida em ambos versoes ( v4 e v6
> ).
> 
> ## bottom line
> 
> - O que posso fazer para que meu ISP se torne aceitavel?
> 
> - Existe algum ISP que tenha essas qualidades que estou buscando?
> 
> - Existe algum empresa ou departamento do governo que fiscalize esses
>    servicos? No caso, posso pedir alguma coisa em troca dos dias que
>    fico sem connection com os servicos que uso?
> 
> - E' normal os ISP serem tao merda no Brasil?
> 
> - Alguem quer fazer uma sociedade e montar um ISP de verdade no
>    Brasil? Estou realmente disposto a fazer isso.
> 
> Para quem leu ate' aqui, parabens e muito obrigado pelo seu tempo.
> 
> Umgeher Torgersen.
> 
> [0]: Obrigado ao meu amigo **pqatsi** ( vulgo Leonardo Amaral ) por
> indicar a lista.
> 
> [1]: Nao consegui localizar o **CoC**.
> 
> [2]:http://vivasinternet.com.br
> 
> [3]:http://www.soumaster.com.br
> 
> [4]:http://76telecom.com.br




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