[GTER] ISP sem suporte a IPv6 e outros problemas...
Fernando Frediani
fhfrediani at gmail.com
Sat Feb 17 21:58:15 -02 2018
Olá
Sei bem o que você quer dizer. Também utilizo um desses provedores e a
situação é exatamente como você diz.
E pior, além não disponibilizarem IPv6 (e não vão fazer por um bom tempo
pelo que pude apurar) o NAT deles está longe de ser CGNAT (RFC6598) e se
bobear estão colocando "uma galera" atrás de um único IPv4 Público o que
possívelmente faz ficar sem portas suficientes em determinados horários.
Ja mandei email, liguei lá mas sequer conseguem entender o que isso
significa. Ou seja, acredito que pouco será feito.
Mandei um email aqui na lista algum tempo atras pra ver a opinião do
pessoal sobre o que pode ser feito nesses casos (na minha opinião isso é
degradação do serviço sem justificativa e de maneira permanente), mas não
sei se outros veêm da mesma forma.
Boa sorte.
Fernando
On 17 Feb 2018 21:30, "Umgeher Torgersen" <me at umgeher.org> wrote:
> Boas!
>
> Meu primeiro email na lista[0], caso eu escreva algo que viole o
> **CoC**[1] ( Code of Conduct ) ou o portugues ( nao e' minha lingua
> principal ) adianto desculpas e peco paciencia.
>
> ## tl;tr
>
> Vivo em Campos do Jordao, Sao Paulo. Fiz um software estranho que e'
> meu principal income hoje. Meu ISP me deixa offline de 01.00h a 01.20h
> todo dia, alem de ter erro em routes com maquinas localizadas nos
> USA. E nao me oferece IPv6 para facilitar minha vida e talvez acabar
> com alguns gargalos que tenho hoje.
>
> Estou super disposto a encontrar outro ISP que me deixe
> feliz. Indicacoes?
>
> ## background
>
> Eu vivo hoje em Campos do Jordao, Sao Paulo. Estou aqui a um pouco
> mais de 1 ano. E aqui eu encontrei apenas dois ISP, Vivas Network[2] e
> Mastercabo[3]. Meu plano original era ter 3 ou 4 links aqui em casa,
> porem apenas a Vivas Network me atendeu de fato.
>
> ### mastercabo
>
> Se alguem da lista trabalha nesta empresa, por favor me explique o que
> passa.
>
> Eu entrei em contato com o departamento de vendas em 24.03.2017
> e me mandaram um boleto inicial ( nao lembro o valor, porem era baixo
> ) e que em ate' 5 dias o tech guy iria instalar o equipamento de
> **radio** ( pelo o que eu entendi, eles operam aqui apenas com radio
> ). Ate' hoje esse tech guy nao apareceu e a cada 10 dias alguem do
> departamento comercial me liga para saber se eu estou a gostar da
> qualidade do sinal e se eu quero aumentar o plano. A ponto de colocar
> o telefone desta empresa na minha blacklist.
>
> Sem duvidas o **pior** atendimento/servico que ja' tive na minha vida.
>
> ### vivas network
>
> Essa empresa pertece a um grupo chamado 76 telecom[4].
>
> No primeiro mes me ofereceram um radio por nao ter fibra em minha
> local. Paguei para ter a fibra no meu local sem problemas
> nenhum. Demorou quase 3 meses para toda a operacao fibra acontecer,
> acredito que a fibra veio de algum lugar bem distante por causa
> disso.
>
> Tudo ok pos instalacao, IPv4 fixo, perda de pacotes quase nula 100% do
> tempo, como deveria acontecer.
>
> Porem depois de alguns dias utilizando o **QoS** caiu, mas caiu
> muito. Meus principais problemas:
>
> 1. PPPoE desconectando a cada 3 horas exatamente. Fico de 5 minutos a
> 10 sem conectividade nenhuma. Nao importa o que eu faco do meu lado.
>
> 2. Chuva. Toda vez que chove nesta cidade ( o que e' super normal
> acontecer, posso dizer que a cada 7 dias, 3 deles e' com chuva ) a
> minha connection fica de 1/2 a 1/4 da qualidade que contratei. Quando
> nao cai totalmente e fico de 10m a 30m sem conectividade nenhuma.
>
> 3. Routes. Esse e' o problema final. A maioria dos meus clientes e
> funcionarios nao estao localizados no Brasil. Por causa disso eu
> preciso conectar em servidores localizados fora do Brasil o tempo
> todo. Para contexto... Tenho 4 linhas voip fora do brasil, nosso
> sistema de chat e' externo ( IRC OFTC ), servidores que rodam nodes do
> meu sistema e outras pequenas coisas que estou a mais de 8 dias sem
> acesso porque meu ISP nao consegue fechar route para la'. OK, pode nao
> ser o meu ISP mas alguem no caminho, porem acredito que seja de
> responsabilidade do meu ISP ( estou errado? ).
>
> ** Exemplos de locais que estou sem route **
>
> 104.16.58.5
> 52.167.219.168
> 204.2.156.0/23 ( sim essa faixa de ip toda )
> 207.192.72.99
>
> 4. Suporte e' uma piada de mal gosto. Toda vez que eu falo com o
> suporte, alem de esperar quase 20 minutos para ser atendido por uma
> pessoa, toda solucao deles e' mandar um tech guy em minha local. O que
> para mim, claramente nao vai resolver em nada ( ou eu estou maluco?
> ). Alias ja' enviaram dois pessoas diferentes e eles mal conheciam
> nada do que utilizo, o que nao e' dificil, FreeBSD em tudo. Ou seja,
> falaram varios pontos que nao tinham nenhum fundamento ( exemplo,
> meu cabo rj45 do media converter estava gasto, por isso nao estava
> conectando no servidor dos USA... Sim e' esse nivel que estou a
> enfrentar a um ano... ).
>
> Mas ok, nao adianta jogar pedra apenas. Existe um manager de suporte
> que consegui contato a 8 dias. Ricardo ( talvez ele esteja na lista
> ). Foi o unico pessoa que nao me tratou como retardado ou fez perder
> meu tempo. E pelo visto ele esta' a tentar correr atras do erro de
> route que falei para ele. ( Mas se voce estiver lendo esse email
> Ricardo, apertar reply no Outlook 16.0 que voce usa nao e' muito
> dificil. Obrigado. )
>
> ### meus outros links
>
> Eu tenho mais " 3 links ", todos sao modens 3g/4g de diferentes
> operadoras ( por isso falei " links " ). Porem eles nao apresentam
> nenhum dos problemas que citei do ISP **Vivas Network**, mesmo o
> problema " chuva ". O que me deixa **super puto** da
> vida. Basicamente:
>
> ```
> Se seu servico de " fibra " vai perder para modem 3g, voce vai empatar
> com quem?
> ```
>
> ## origem do mal
>
> Meu principal income e' do meu software que criei a alguns anos. Ele
> e' 100% distribuido e tem duas " partes ". Client e o Server.
>
> ### client
>
> Escrito em **Clojure** ( **jvm** e **fx** ) ele conecta no **Server**
> via **TCP**, super normal. Onde o operador vai fazer todo o trabalho
> dele.
>
> ### server
>
> Escrito em **Erlang**, ele serve uma **API** em **TCP** e outra em
> **UDP**. A **TCP** e' para uso dos **Clients**, normal e simples.
>
> Agora a **UDP** e' um pouco mais divertida. Todo **Server** ( cada
> **office** que utiliza meu software tem um ou mais, depende do que
> eles querem ) conecta com outro **Server** via essa **API UDP**. Eles
> por padrao fazem uso de 1/4 do recurso do **Server** para **hospedar**
> e **processar** dados de outros **Servers**. Sem **masters**. Toda a
> operacao de sync entre eles e' em tempo real. Pensem em DHT e
> Blockchain que vai dar a base do que o sistema faz.
>
> ### IPv6
>
> Esse e' o motivo de eu querer IPv6 em minha estrutura. Nao sou expert
> em redes como a maioria aqui deve ser, porem acredito que IPv6 vai
> trazer melhorias no meu ambiente. Alias, 3 clientes meus, apenas tem
> saida IPv6, para o sync do meu node ficar completo ele tem de esperar
> fazer o sync em outro cliente que tem saida em ambos versoes ( v4 e v6
> ).
>
> ## bottom line
>
> - O que posso fazer para que meu ISP se torne aceitavel?
>
> - Existe algum ISP que tenha essas qualidades que estou buscando?
>
> - Existe algum empresa ou departamento do governo que fiscalize esses
> servicos? No caso, posso pedir alguma coisa em troca dos dias que
> fico sem connection com os servicos que uso?
>
> - E' normal os ISP serem tao merda no Brasil?
>
> - Alguem quer fazer uma sociedade e montar um ISP de verdade no
> Brasil? Estou realmente disposto a fazer isso.
>
> Para quem leu ate' aqui, parabens e muito obrigado pelo seu tempo.
>
> Umgeher Torgersen.
>
> [0]: Obrigado ao meu amigo **pqatsi** ( vulgo Leonardo Amaral ) por
> indicar a lista.
>
> [1]: Nao consegui localizar o **CoC**.
>
> [2]: http://vivasinternet.com.br
>
> [3]: http://www.soumaster.com.br
>
> [4]: http://76telecom.com.br
>
> --
> //twitter: @umgeher
> //xmpp: me at umgeher.org
> //irc: umgeher at oftc.net #vm
> --
> gter list https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>
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