[GTER] seus usuários têm problemas com plataformas de games online ou consoles por causa do CGNAT ou ausência de IPv6?

Marcelo Gondim gondim at bsdinfo.com.br
Fri Aug 31 10:12:02 -03 2018

Em 30/08/2018 15:33, Antonio M. Moreiras escreveu:
> Olá.
>
> Uma dos tópicos recorrentes referentes a problemas no contexto da
> transição para IPv6 (e uso de CGNAT) é sobre games online. Aparentemente
> algumas plataformas de games online e consoles de videogame não
> funcionam bem, ou não funcionam mesmo, nem com IPv6, nem com IPv4
> compartilhado, pelo menos em certas situações. Algumas vezes o problema
> é da implementação do CGNAT, não da plataforma de games em si. Alguns
> provedores nos dizem que é um problema bastante sério, que gera muitas
> [...]
Bom dia Moreiras,

Vamos fazer esse preenchimento e ajudar sim mas de ante mão gostaria de
fazer umas observações quanto à isso.
Eu usei 2 métodos aqui de CGNAT:

- [1] Usando o NAT fazendo 32 IPs privados saindo por 1 IP público.
- [2] Fazendo o CGNAT por porta origem separando em torno de 2000 portas
por IP privado de um IP público.

O que estou reparando em minha rede aqui que tem em torno de uns 20.000
assinantes e que possuem muitos assinantes que jogam como LOL, PS4, Xbox
One, etc é que estou tendo bem mais reclamações fazendo a segunda forma.
Jogos como LOL que abrem mais de 1000 portas enquanto o cliente está
jogando ou serviços que usam portas origem fixas podem dar problemas.
Não temos como controlar o serviço que está rodando na ponta do cliente,
são muitas variáveis. Não só de games mas de milhares de aplicativos
pela Internet à fora.
Eu sei que o modelo 1 não tem como identificar com exatidão quem foi o
assinante perante a justiça mas na prática o que estou vendo aqui, é o
modelo que causa menos problemas de acesso em se falando de CGNAT.

Bem essa é minha opinião pessoal quanto ao assunto mas vamos preencher e
ajudar na pesquisa.

[]´s
Gondim