[GTER] seus usuários têm problemas com plataformas de games online ou consoles por causa do CGNAT ou ausência de IPv6?

Antonio M. Moreiras moreiras at nic.br
Thu Aug 30 15:33:58 -03 2018


Olá.

Uma dos tópicos recorrentes referentes a problemas no contexto da
transição para IPv6 (e uso de CGNAT) é sobre games online. Aparentemente
algumas plataformas de games online e consoles de videogame não
funcionam bem, ou não funcionam mesmo, nem com IPv6, nem com IPv4
compartilhado, pelo menos em certas situações. Algumas vezes o problema
é da implementação do CGNAT, não da plataforma de games em si. Alguns
provedores nos dizem que é um problema bastante sério, que gera muitas
ligações no callcenter e bastante insatisfação dos usuários. Outros
dizem que é um problema menor, secundário.

Nós precisamos da ajuda dos provedores para levantar mais dados sobre a
situação. Seus usuários reclamam de problemas com alguma plataforma de
game online, ou algum console de videogame? Você entende que esse
problema específico é relacionado a falta de IPv6 nessa plataforma, a
problemas com a implementação do IPv6 nessa plataforma de games, ou a
alguma dificuldade com o CGNAT, com endereços IPv4 compartilhados?

Preencha por favor o formulário online se tiver informações pra nos
fornecer. E nos forneça detalhes, se possível:

https://goo.gl/forms/AQahTOfn6MdnMmYQ2

Por exemplo, entre os relatos que já ouvimos estão alguns sobre lentidão
de games com CGNAT. Ou sobre a impossibilidade de conexão ao game
online, se o usuário está com CGNAT. Sobre IPs que são colocados em
blacklists e nunca mais saem, prejudicando todos os que estão
compartilhando o mesmo IP e obrigando o provedor a tirar o IP do pool
usado no NAT. Sobre plataformas que quando entra um segundo usuário com
o mesmo IP, o primeiro para de funcionar. Entre outros.

Seus usuários já relataram esse tipo de problemas? Ou outros relacionados?

https://goo.gl/forms/AQahTOfn6MdnMmYQ2

[]s
Moreiras
(em nome da equipe do IPv6.br)



More information about the gter mailing list