[GTER] NTP: instalação de servidores em redes locais - sugestões de dispositivos

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Thu Apr 26 13:57:48 -03 2018

​Perceba que na sugestão que fiz existe uma escalada de sincronização.
Colocar em casa 3 devices que serão de alta precisão no aspecto da
sincronização(Swithcs), mas que se forem excessivamente consultados pode
gerar problema.

E para atender o volume, bota VMs para atender essas requisições.

Nessa condição, se algum spike de CPU no hospedeiro ocasionar algum drift,
será rapidamente corrigido através do stratum pais deles...

Sobre a parte do DHCP.
Aonde eu posso estou mudando para DHCP.
Ambiente de virtualização sem DHCP é doidera!
Recomendo FORTEMENTE essa abordagem.
Parece complicação desnecessária no começo, mas depois vira tranquilidade.

Sobre o DNS
Vale lembra que além da entrada seca ntp.<domínio> tem que tem a parte de
dns-srv.
Maquinas windows em domínio usam essa metodologia(por default) para pegar
seus servidores de hora.

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação