[GTER] NTP: instalação de servidores em redes locais - sugestões de dispositivos

casfre at gmail.com casfre at gmail.com
Thu Apr 26 18:51:40 -03 2018

On Thu, Apr 26, 2018 at 2:12 PM Douglas Fischer <fischerdouglas at gmail.com>
wrote:

> ​Perceba que na sugestão que fiz existe uma escalada de sincronização.
> Colocar em casa 3 devices que serão de alta precisão no aspecto da
> sincronização(Swithcs), mas que se forem excessivamente consultados pode
> gerar problema.

Sim. Considerei que citou a fonte primária, em *bare metal*, por assim
dizer.

> E para atender o volume, bota VMs para atender essas requisições.
>
> Nessa condição, se algum spike de CPU no hospedeiro ocasionar algum drift,
> será rapidamente corrigido através do stratum pais deles...

O problema da carga, depois da explicação do Moreiras, de hoje, parece que
não será o calcanhar de aquiles.

> Sobre a parte do DHCP.
> Aonde eu posso estou mudando para DHCP.
> Ambiente de virtualização sem DHCP é doidera!
> Recomendo FORTEMENTE essa abordagem.
> Parece complicação desnecessária no começo, mas depois vira tranquilidade.

Ainda relutamos com o DHCP, em função da baixa movimentação de estações na
rede cabeada, mas vou levar em conta o relato de sua experiência.

> Sobre o DNS
> Vale lembra que além da entrada seca ntp.<domínio> tem que tem a parte de
> dns-srv.
> Maquinas windows em domínio usam essa metodologia(por default) para pegar
> seus servidores de hora.

Sim. Considerei suas duas recomendações, também para o dns-srv quanto para
os nomes dos *hosts.*

Obrigado!