[GTER] NTP: instalação de servidores em redes locais - sugestões de dispositivos

casfre at gmail.com casfre at gmail.com
Wed Apr 25 17:51:16 -03 2018

On Mon, Apr 23, 2018 at 6:03 PM Douglas Fischer <fischerdouglas at gmail.com>
wrote:

> [...]
> entregar esse horário corrigido para 2 ou 3 VMS no Stratum 3.
>
> Depois usa o poder de processamento dessas 2 ou 3 VMs para ter a
> performance suficiente para atender as requisições de toda a rede.
>
> Tenho vários cenários que faço assim e não tenho problemas, inclusive 3
> ambientes de Faculdade/Universidade com grande volume.
> Uma delas tem quase 4 mil hosts (5 unidades remotas) sincronizando horário
> com 7 servers virtualizados que sincronizam nos Cores de cada unidade.
> Depois que mudamos para esse modelo não tivemos mais prolemas com isso.

O uso de VMs, como *ntp* *server*, me leva de volta à dúvida sobre
servidores* ntpd* exigirem *bare metal* e RTC + bateria (mencionei essa
minha ignorância, por assim dizer, em outra resposta). Interessante sua
experiência, até por conta do número de dispositivos. No caso em questão,
estamos falando de algo em torno do mesmo número de dispositivos. Acabei de
comparar seu relato com nossos eventuais 3 RPi. :-)

> Recomendo também a publicação da option de DHCP do NTP, a criação da
> entrada de DNS informando a existência do serviço(DNS-SRV) e criação do
> nome ntp.<domínio-local>.
> Isso ajudam muito com endpoints de grande volume(Telefones, Câmeras, APs,
> Impressoras), e também se você usa endereçamento por DHCP nos teu ambiente
> de servidores.

Onde usamos DHCP (WI-FI) já existe a opção no DHCP *server*; nos servidores
de DNS não existe a opção, mas está na lista para pesquisa. Nomear os
*hosts* no DNS já é a prática que adotamos. Onde não há DHCP, a prática é
informar o servidor *ntp*.

Obrigado!