[GTER] NTP: instalação de servidores em redes locais - sugestões de dispositivos

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Mon Apr 23 10:15:21 -03 2018

2 ou 3 Switchs(ou routers) para garantir o Stratum 2 na rede local e
entregar esse horário corrigido para 2 ou 3 VMS no Stratum 3.

Depois usa o poder de processamento dessas 2 ou 3 VMs para ter a
performance suficiente para atender as requisições de toda a rede.

Tenho vários cenários que faço assim e não tenho problemas, inclusive 3
ambientes de Faculdade/Universidade com grande volume.
Uma delas tem quase 4 mil hosts (5 unidades remotas) sincronizando horário
com 7 servers virtualizados que sincronizam nos Cores de cada unidade.
Depois que mudamos para esse modelo não tivemos mais prolemas com isso.

Recomendo também a publicação da option de DHCP do NTP, a criação da
entrada de DNS informando a existência do serviço(DNS-SRV) e criação do
nome ntp.<domínio-local>.
Isso ajudam muito com endpoints de grande volume(Telefones, Câmeras, APs,
Impressoras), e também se você usa endereçamento por DHCP nos teu ambiente
de servidores.

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação