[GTER] Latencia: Brasil x Europa

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Tue Apr 24 17:55:28 -03 2018

Essa opção de chegar na Europa através dos cabos SACS + WACS é sem
dúvida uma opção a se considerar. Porém tem um detalhe bastante
importante que eu levaria em conta:

O cabo WACS já é um cabo que já está a algum tempo no mercado
(inaugurado em 2012) e é um dos principais cabos (senão o principal) que
liga o continente Africano à Europa então quem vende ele não está
desesperado por vender barato ou fazendo promoção.

Por isso quem vier desde o Brasil através do cabo SACS precisará
contratar capacidade nele e também no WACS para chegar a Europa (2
contratações independentes) e eu suspeito que isso certamente custaria
significativamente mais por Mega do que em um cabo direto para a Europa.

Usar o SACS para chegar à Africa e dali para Ásia pode até ser algo
interessante no futuro, mas para Europa eu acho que essa conta não fecha
nem financeiramente nem por latência quando comparado com um possível
cabo direto.

Fernando