[GTER] Latencia: Brasil x Europa

Rogerio Mariano rsouza.rjo at gmail.com
Tue Apr 24 12:35:36 -03 2018

Dois pontos precisam ser considerados nessa equação America do Sul x Africa
x Europa...

1) Os países mais desenvolvidos em termos de interconexão na Africa são
Africa do Sul e Angola, ou seja, são países mais ao sul e existe uma boa
distancia de ambos até a Europa, o que deve melhorar muito com a
implantação do cabo submarino WACS (https://wacscable.com/aboutus.jsp e
https://en.wikipedia.org/wiki/West_Africa_Cable_System) que liga Africa x
Europa. Então esse calculo de RTT e latência precisa entrar na conta da
equação, partindo da premissa que os conteúdos ainda estão na Europa
(exceto a Microsoft que já está também na Africa).

OBS: Isso também estimula o crescimento dos IXPs/PTTs locais, a Africa hoje
já conta com 72  IXPs/PTTs (vide diretório da PCH por região:
https://www.pch.net/ixp/dir)

2) Com o advento dos cabos SACS e WACS uma outra turma de conteúdo se
animou, que são as WeiBATs (Weibo, Baidu, Alibaba e Tencent) chinesas que
de uma forma geopolítica tem bons negócios na Africa e com a facilidade de
Interconexão começam a expandir e pensar em America do Sul (isso foi bem
latente em conversa de corredor no ultimo Global Peering Forum em Seattle
na semana passada).

No final eu penso que o saldo pode ser muito positivo para a nossa região.

Saudações,

RMS