[GTER] NTP: instalação de servidores em redes locais - sugestões de dispositivos

casfre at gmail.com casfre at gmail.com
Sun Apr 22 15:51:49 -03 2018

On Fri, Apr 20, 2018 at 11:07 AM Douglas Fischer <fischerdouglas at gmail.com>
wrote:

> ​Dependendo do volume de requisições,
> e da qualidade do equipamento,
> usar o Switch core(ou router) da rede como NTP server é uma boa pedida...
> Esse tipo de equipamento tem cristal de clock específico para essa função.
>
> Lembre que não deve deixar isso aberto para a rua.
> Só deixo para a rede de gerência.
>
> Costumo ensinar os Stratum-1 do ntp.br para os cores da rede, por
> consequência eles viram Stratum2.
> E para a parte de Servers, ensino esses meus Stratum2 para Servers
> específicos os quais ensino para a minha rede inteira.
>
> <Senta que lá vem história>
> [...]

Douglas,

Eu não tinha cogitado a opção de usar um roteador ou switch! Vou verificar
essas possibilidades.

Quanto aos servidores, *a priori*, a ideia já era mesmo usar servidores
dedicados só à tarefa de ntpd (salvo o básico de iptables, ipset, zabbix e
ssh), por isso, também, estou buscando *hardware* simples, de baixo custo e
que ocupe pouco espaço.

Quanto aos cuidados com permissões de acesso, já fazem parte do pacote
básico, mas é sempre bom relembrar a questão. :-)

Obrigado!