[GTER] NTP: instalação de servidores em redes locais - sugestões de dispositivos

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Fri Apr 20 09:38:19 -03 2018

​Dependendo do volume de requisições,
e da qualidade do equipamento,
usar o Switch core(ou router) da rede como NTP server é uma boa pedida...
Esse tipo de equipamento tem cristal de clock específico para essa função.

Lembre que não deve deixar isso aberto para a rua.
Só deixo para a rede de gerência.

Costumo ensinar os Stratum-1 do ntp.br para os cores da rede, por
consequência eles viram Stratum2.
E para a parte de Servers, ensino esses meus Stratum2 para Servers
específicos os quais ensino para a minha rede inteira.

<Senta que lá vem história>
Gosto de confiar mais em hardware based para essa questão de clock porque
uma vez, na era pré virtualização, peguei um caso de um server que era o
NTP da rede, e ele estava rodando outras aplicações.
Rolou um bug num software e ele ficou topado em 100% de CPU durante mais de
um dia.
E isso fez com oque o relógio do computador atrasasse.
</Senta que lá vem história>

P.S.: Roteadores que tem capacidade da redes síncronas são os mais
indicados para essa função.

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação