[GTER] Dois Links - IPv6 - Empresas não ISP(sem BGP)

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Fri Apr 13 16:13:02 -03 2018

Tenho uma demanda reprimida de alguns clientes de colocar IPv6 em empresas
com dois links.
Mas não estou encontrando uma solução vencedora para colocar isso em
prática.

A receita de bolo do Fail-Over/Load-Balance de IPv4 é mais que conhecida.
Tem seus deméritos, mas funciona. E Funciona inclusive para conexões
entrantes.

O problema que está surgindo para mim nos últimos momentos é algo parecido
com IPv6.
Nem tanto Load-Balance, mais para Fail-Over mesmo.

Até agora basicamente o que eu estava fazendo era a mula-manca.
Fail-Over de link em v4, só um ISP em v6.
Mas tomei um checkmate para fazer essa meleca funcionar também para o v6.
E não estou tendo sucesso.

Fiz um teste rápido com NPt v6-v6 com Unique-Local para as os hosts da
ponta, e não deu bão!

Pensei em tentar NAT46, mas me dá arrepios pensar nisso.

Outra coisa que pensei foi em entregar os dois prefixos das duas operadoras
para as LANs dos clientes.
Nesse caso a inteligência de sair por um lado ou por outro ficaria por
conta do client.
Mas não tive tempo de testar isso.

Alguém já botou algo assim para rodar com sucesso?

P.S.: Apesar de ser uma gambiarra, apesar de eu estar tomando uma surra,
estou feliz.
      Essas demandas significam que v6 tá decolando...
--
Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação