[GTER] Switch para port mirroring

Shine eshine at gmail.com
Fri Apr 13 00:15:02 -03 2018

Continuando.... (não sei como a sequência de teclas acabou enviando...)

No caso do Alessandro não se sabe a quantidade de portas a espelhar, mas
sabe-se que vai concentrar em apenas uma porta.
Se for somente um equipamento, não faz sentido para mim falar em TAP, pq se
o switch for moderno ele consegue apenas comprar um switch e tirar o
espelhamento.
O Douglas levantou uma questão válida. Acho que o Alessandro vai obviamente
coletar em uma porta com velocidade superior. Se as portas espelhadas são
1G e ele tem um tráfego médio de 30% , com uma porta de 10G ele consegue
espelhar um monte de portas sem perda de dados, acho que fica claro que tem
que dimensionar. Mas em se tendo uma situação de tráfego espelhado
excedente em um pico e exaustão dos buffers disponíveis, o correto é o
tráfego espelhado ser descartado, sem nenhum efeito colateral ao tráfego do
switch. Um equipamento de qualidade tem esse comportamento e aí é com o
Alessandro fazer a avaliação de risco, benefício e custo. De repente para o
negócio não há orçamento para esse investimento e cada um sabe aonde o calo
aperta.

Se ficarmos estendendo a discussão para fora do escopo original vamos
entrar em uma seara de assuntos falando de dedup, masking, timestamp...
acho que aí seria melhor abrir um novo tópico.