[GTER] Informações sobre OpenCDN

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Tue Sep 12 15:32:12 -03 2017

Concordo!
Deixar o escopo da rede em sí decolar e ganhar cruzeiro nos principais
pontos.
Isso faz muito sentido...

Mas a minha ideia é pensar em viabilizar algo que viabilize um degrau
primário de escala menor...

O "mínimo ideal" seria que existisse um ponto de CDN de cada um dos top-5
entregadores de conteúdo.
Numa suposição estaríamos falando de(É APENAS UM CHUTE! Não sei do que
estou falando):
 - Facebook  - 5 Gbps - 4 Servers
 - Google    - 3 Gbps - 2 Servers
 - Netflix   - 2 Gbps - 1 Server
 - Akamai    - 1 Gbps - 1 Server
 - goCache   - 1 Gbps - 1 Server
De largada estaríamos falando de 12Gbps, 12 servers, 24 Rack Units, 10KVA,
35mil BTUs

Agora imaginemos um IX pequeno, num lugar ermo, que tenha um Agregado até
uns 1-2Gbps...
P.S.: Esses são os caras que mais padecem com latência(sensação de
velocidade)!
Quando um lugar desse vai comportar um conjunto como citado acima?

Agora vamos dar uma viajada na maionese
---------------------------------------

Imagino que um conjuntinho de 4 Servers White Label em Hyper-Convergência,
e uma stack open source de cloud, seriam mais que o suficiente para tocar a
demanda de um IX como esse.
E ainda sobraria recurso para tocar recursos como Route-Servers, LG,
Root-Servers, NTP, SIMET, etc, etc, etc...

A os contrapontos de performance e troubleshooting são os mesmos que todos
nó já tivemos que lidar em 2008-10 para ir para Virtualização, e de 2014
para cá para ir para Cloud...
Sim, são barreiras existentes, mas são barreiras vencíveis.

Lógico que isso tudo é extremamente fora do escopo do NIC/CGI/IX.
Mas é uma meio para um fim.

Sendo assim, deixo aqui essa sugestão(ou voto +1 se já existir) como um dos
meios para o fomento do OpenCDN, Descentralização do IX e Internet do
Brazil.