[GTER] Informações sobre OpenCDN

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Tue Sep 12 13:03:06 -03 2017

Utópica não é, mas é impraticável para este cenário. Também já pensei neste
mesmo modelo que certamente se bem organizado seria uma solução técnica de
bastante custo/benefício.

Existirão vários entraves como:
- As CDNs tem hardware próprio e provavelmente gerenciam de maneira muito
mais fácil utilizando a caixa própria deles (não conheço e nunca ouvi falar
de nenhum das grandes que permite rodar isso em uma máquiana virtual)
- O maior gargalo será sempre storage e dependendo da solução escolhida
organizar isso entre tantos perfis de uso seria uma verdadeira Torre de
Babel
- Imagina cada CDN ter que fazer trobleshooting com quem gerencia a
plataforma. Alias, quem iria gerenciar ?

Do jeito que está a ideia do OpenCDN está ótima, é só questão dela pegar
para que as pessoas se convençam a participar em mais IX Regionais. Se isso
acontecer ja será um ganho muito grande para a Internet brasileira que vive
fora do eixo RJ-SP.

Fernando